FERRAZ, Erlane Garcia et al.. A escravidão na visão do livro didático. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8353>. Acesso em: 24/11/2024 20:40
O presente estudo surgiu a partir de discussões sobre a temática “Escravidão” na disciplina de aprofundamento, Educação e Etnicidade Afrobrasileira, tendo um olhar voltado para o livro didático e o seu posicionamento em relação à escravidão. O objetivo é analisar como a história da escravidão, é retratada nos livros didáticos de história utilizados no terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica em que se utilizou a analise de conteúdo do livro didático dos anos iniciais do Ensino Fundamental, comparando os textos referentes ao tráfico até a abolição. Mediante o interesse de aprofundamento sobre essa temática, foram estudados os seguintes autores: Correa (2000), Souza (2010), Lopes (1994), Mendonça (2010). A partir das leituras realizadas foi elaborado um breve histórico sobre a trajetória da escravidão desde a antiguidade, facilitando assim, a uma comparação entre os livros didáticos previamente escolhidos e os textos estudados. Percebe-se que os livros didáticos expõe a temática de maneira distinta, sendo um mais detalhado e outro muito resumido, destacando a importância do livro didático enquanto instrumento divulgador de concepções e ideologias. Ao investigar o livro não notamos somente falhas como previamente esperávamos e sim algumas importantes intervenções que auxiliaram no modo de pensar dos alunos dos anos iniciais.