A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO ATENDIMENTO HUMANIZADO
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Mas imaginem um profissional que se gradua em curso superior aos 25 anos e se aposenta aos 65 anos. São 40 anos de trabalho, nos quais ele coloca em prática todo o conhecimento acumulado na primeira fase da vida. Como pode alguém esperar passar 40 anos de sua vida profissional utilizando o conhecimento que foi adquirido enquanto jovem estudante, sem buscar atualizá-lo? Essa citação nos permite dizer que: uma pessoa a qual esta prestes a se aposentar nos dias atuais, e não procurou a atualização de seus conhecimentos no decorrer desses 40 anos, não esta informada acerca da conceitualização da humanização e onde ela esta compreendida atualmente. Então surgiu uma pergunta norteadora: como praticar um atendimento humanizado, sem o conhecimento do mesmo e de atualizações para prática clínica? A finalidade central desta pesquisa é de contribuir para a reflexão acerca da importância da educação continuada como fonte de aperfeiçoamento para os profissionais de saúde no atendimento humanizado. METODOLOGIA: O presente trabalho é uma revisão integrativa da literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado em banco de dados SciELO, Lilacs e Medline, dando-se ate a saturação do tema. Foram seguidas algumas etapas como: identificação do tema, definição das informações a serem retiradas dos estudos e categorização dos estudos selecionados após uma avaliação pertinente e minuciosa do tema. Foi selecionada uma amostra randomizada de artigos que atenderam aos critérios de inclusão como: artigos disponíveis eletronicamente com um recorte temporal entre os anos de 2000 a 2014. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Nas ultimas décadas, muito se tem discutido sobre a questão de que a graduação, qualquer que seja a área do conhecimento, não gera profissionais totalmente capacitados para todas as áreas do saber. Embora muitos hospitais-escola tenham Comitês de Humanização, o tema ainda é relativamente recente no cotidiano da maioria das práticas de atenção e ensino. 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