SANTOS, Gustavo Varela Dos. Acessibilidade a partir da pré-escola. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8473>. Acesso em: 25/11/2024 00:03
O presente trabalho objetiva apresentar o projeto em andamento sobre material didático sensorial. Este é destinado especificamente aos alunos com deficiência auditiva e deficiência visual que estão em idade escolar em nível pré-escolar, não necessariamente matriculados em escola regular. A pesquisa é qualitativa e utilizará como técnica de pesquisa a observação e o diário de campo. O projeto acontecerá da seguinte maneira: 1) Identificação, seleção das temáticas e seus respectivos conteúdos em acordo com a equipe de bolsistas e voluntários da educação; 2) Elaboração de instrumento para avaliação do material entre os pares e, posteriormente, com o público-alvo deste projeto; 3) Produto piloto em aplicação - Utilização e avaliação do material/produto; e 4) Considerações e relatório final. Dentre os resultados esperados, destacamos: elaboração do protótipo dos dois livros para a pré-escola, que viabilize o processo de escolarização dos alunos com deficiência sensorial (deficiência auditiva e deficiência visual); divulgar em meios acadêmicos e educacionais sobre os estudos realizados e aplicação do produto piloto; expandir esta possibilidade de acessibilidade comunicacional e de aprendizagem aos demais níveis de escolarização, além da apresentação do material sua produção e comercialização; evidenciar o benefício comunicacional e de aprendizagem para os alunos com deficiência sensorial.