A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO PAPEL DA FAMÍLIA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM RECORTE ÀS ESCOLAS DE CAMPINA GRANDE - PB
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8439 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1690 "inscrito_id" => 3351 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO PAPEL DA FAMÍLIA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM RECORTE ÀS ESCOLAS DE CAMPINA GRANDE - PB" "resumo" => "Hoje, com as evoluções do sistema do ensino, é cada vez mais evidente falar em educação inclusiva, esta, centra-se na concepção de uma educação de qualidade para todos, respeitando a diversidade, as diferenças e as necessidades de cada aluno. E para que haja a sua realização no âmbito escolar é inegável que deverá se fazer presente um trabalho colaborativo entre a escola e a família, esta com o papel impulsionador dentro do processo de desenvolvimento dos filhos e/ou parentes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Assim sendo, este trabalho terá como objetivo analisar a importância da família para a inclusão do aluno com Necessidades Educacionais Especiais, a fim de compreender as mútuas influências que a relação, escola/professor/família, reflete nesse processo de inclusão a partir da visão e avaliação dos professores, sendo este, o elo fundamental de ligação entre a escola e o aluno. A pesquisa será na quanti-qualitativa de caráter exploratório e amostra do tipo intencional. E quanto aos instrumentos de coleta de dados, procedeu-se a partir das consultas às fontes bibliográficas, consultas às fontes documentais (Projeto Político-Pedagógico das escolas e Proposta Inclusiva), além da realização de entrevistas semi-estruturadas. Assim, a partir da reflexão sobre os dados desta pesquisa, ficou assinalado que as famílias ao estabelecerem atitudes cooperativas junto à escola favorecem para a efetivação da inclusão, da mesma forma que, na escola, atitudes de abertura e disponibilidade para atender os alunos com NEE configuraram-se como fundamentais para a interação e desenvolvimento desses alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA." "palavra_chave" => "INCLUSÃO., NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, FAMÍLIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_11_2014_11_58_35_idinscrito_3351_c06512b082d143743e90d39deca6be8b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YARA CLECIA PEREIRA MOURA" "autor_nome_curto" => "YARA CLÉCIA" "autor_email" => "yara_clecia_@hotmail.com" "autor_ies" => "CINTEP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8439 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1690 "inscrito_id" => 3351 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO PAPEL DA FAMÍLIA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM RECORTE ÀS ESCOLAS DE CAMPINA GRANDE - PB" "resumo" => "Hoje, com as evoluções do sistema do ensino, é cada vez mais evidente falar em educação inclusiva, esta, centra-se na concepção de uma educação de qualidade para todos, respeitando a diversidade, as diferenças e as necessidades de cada aluno. E para que haja a sua realização no âmbito escolar é inegável que deverá se fazer presente um trabalho colaborativo entre a escola e a família, esta com o papel impulsionador dentro do processo de desenvolvimento dos filhos e/ou parentes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Assim sendo, este trabalho terá como objetivo analisar a importância da família para a inclusão do aluno com Necessidades Educacionais Especiais, a fim de compreender as mútuas influências que a relação, escola/professor/família, reflete nesse processo de inclusão a partir da visão e avaliação dos professores, sendo este, o elo fundamental de ligação entre a escola e o aluno. A pesquisa será na quanti-qualitativa de caráter exploratório e amostra do tipo intencional. E quanto aos instrumentos de coleta de dados, procedeu-se a partir das consultas às fontes bibliográficas, consultas às fontes documentais (Projeto Político-Pedagógico das escolas e Proposta Inclusiva), além da realização de entrevistas semi-estruturadas. Assim, a partir da reflexão sobre os dados desta pesquisa, ficou assinalado que as famílias ao estabelecerem atitudes cooperativas junto à escola favorecem para a efetivação da inclusão, da mesma forma que, na escola, atitudes de abertura e disponibilidade para atender os alunos com NEE configuraram-se como fundamentais para a interação e desenvolvimento desses alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA." "palavra_chave" => "INCLUSÃO., NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, FAMÍLIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_11_2014_11_58_35_idinscrito_3351_c06512b082d143743e90d39deca6be8b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YARA CLECIA PEREIRA MOURA" "autor_nome_curto" => "YARA CLÉCIA" "autor_email" => "yara_clecia_@hotmail.com" "autor_ies" => "CINTEP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }