Há muito tempo os estudantes que fazem o vestibular (ENEM) para o curso de Língua Inglesa acreditam que ao ingressar na universidade aprenderão essa língua. Esse trabalho apresenta como objetivo relatar uma experiência vivenciada por pelo autor dessa pesquisa a respeito das dificuldades que os alunos enfrentam ao ingressarem no curso de inglês a nível superior quanto à escrita (writing) e fala (speak) durante o decorrer das aulas e desenvolvimento de atividades. Ao ingressar no ensino superior o aprendiz encontra inúmeras dificuldades por abarcar uma gama de outras disciplinas onde a leitura e escrita faz-se necessário no contexto acadêmico. Esses embaraços mostram-se presentes quando os docentes solicitam para que os educandos participem da aula na oralidade e na escrita. Educadores têm se deparado, quanto a esses contratempos encontrados na maioria dos estudantes. E mesmo enfrentando essa realidade, tais profissionais são impedidos de prestarem auxílio maior individualmente, pois precisam cumprir com um currículo recheado de conteúdos com cargas horárias limitadas. Esse relato surgiu de observações realizadas no curso de Língua Inglesa da UEPB em específico uma turma do período matutino. Foram utilizadas como metodologia a leitura de diversos referenciais teóricos, observações e conversas informais com os graduandos. Realizamos aprofundamento nas contribuições dos seguintes estudiosos: Paiva ( 2009) , Chomsky (1981), Menezes (2008) dentre outros. Essa investigação revelou a necessidade que os futuros graduandos devem ter quanto aos conhecimentos pertinentes ou prévios sobre língua inglesa antes de ingressarem no curso. Esperamos contribuir com esse trabalho para todo aquele que se encontra interessado