O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA INCLUSÃO DE DEFICIETES VISUAIS NO ENSINO REGULAR
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9079 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 396 "inscrito_id" => 3472 "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA INCLUSÃO DE DEFICIETES VISUAIS NO ENSINO REGULAR" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo tecer considerações sobre o uso das Tecnologias Assistivas no processo de inclusão escolar dos deficientes visuais na rede regular de ensino, tomando como referência uma Escola de ensino médio da cidade de Crato-CE. A educação desse público, por sua vez, configura-se a partir do Atendimento Educacional Especializado (AEE) desenvolvido na Sala de Recursos Multifuncional (SRM), de professores da sala comum e demais profissionais especializados. A metodologia aplicada nesse trabalho toma como base a análise qualitativa dos dados colhidos a partir de relatos e experiências vivenciados durante a execução de atividades do Projeto de Extensão “Mapeando às cegas”: cartografias para e por deficientes visuais do ensino médio no Cariri cearense realizada no Colégio Estadual Wilson Gonçalves no município de Crato – Ceará. Durante o andamento do projeto foram realizadas entrevistas semi-estruturadas visando entender de que modo os cincos alunos DVS (deficientes visuais), sendo dois cegos e três com baixa visão estão inseridos no ambiente escolar e como estes utilizam os recursos de TA – Tecnologia Assistiva. Dentre os principais recursos de TA utilizados por pessoas cegas, podemos destacar os ledores de tela: JAWS, NVDA, DOSVOX, e VIRTUAL VISION. Foi inicialmente identificados dois desses softwares destinados aos alunos com cegueira, sendo eles: o NVDA e DOSVOX, possibilitando por sua vez realizar a leitura dos conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula, além de permitir o acesso a internet; bem como o Sistema Braille como forma de leitura e escrita em alto relevo, disponibilizado em forma de livros para aqueles que dele necessitam. Com relação aos alunos com baixa visão foram destinados cadernos com pauta dupla e ampliação dos livros e imagens na fonte adequada. Até o presente momento foi possível identificar algumas dificuldades com relação à orientação e mobilidade dos DVs, assim como, o pleno domínio dos programas anteriormente citados. No entanto, pelo fato da pesquisa encontrar-se em andamento necessita-se de mais observações com relação ao processo de inclusão dos alunos com deficiência visual e sua utilização da Tecnologia Assistiva. Tendenciando embasar nosso estudo utilizaremos como aporte teórico A Política Nacional na Perspectiva de Educação Inclusiva (2007), Nuernberg (2008), Galvão Filho (2019), entre outros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, INCLUSÃO, DEFICIENTES VISUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_01_11_2014_18_35_16_idinscrito_3472_f6aca9ef2352b234b471df8f8f8bac71.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE DE LIMA FELIX" "autor_nome_curto" => "JACKELINE" "autor_email" => "jackelinedelimafelix10@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9079 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 396 "inscrito_id" => 3472 "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA INCLUSÃO DE DEFICIETES VISUAIS NO ENSINO REGULAR" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo tecer considerações sobre o uso das Tecnologias Assistivas no processo de inclusão escolar dos deficientes visuais na rede regular de ensino, tomando como referência uma Escola de ensino médio da cidade de Crato-CE. A educação desse público, por sua vez, configura-se a partir do Atendimento Educacional Especializado (AEE) desenvolvido na Sala de Recursos Multifuncional (SRM), de professores da sala comum e demais profissionais especializados. A metodologia aplicada nesse trabalho toma como base a análise qualitativa dos dados colhidos a partir de relatos e experiências vivenciados durante a execução de atividades do Projeto de Extensão “Mapeando às cegas”: cartografias para e por deficientes visuais do ensino médio no Cariri cearense realizada no Colégio Estadual Wilson Gonçalves no município de Crato – Ceará. Durante o andamento do projeto foram realizadas entrevistas semi-estruturadas visando entender de que modo os cincos alunos DVS (deficientes visuais), sendo dois cegos e três com baixa visão estão inseridos no ambiente escolar e como estes utilizam os recursos de TA – Tecnologia Assistiva. Dentre os principais recursos de TA utilizados por pessoas cegas, podemos destacar os ledores de tela: JAWS, NVDA, DOSVOX, e VIRTUAL VISION. Foi inicialmente identificados dois desses softwares destinados aos alunos com cegueira, sendo eles: o NVDA e DOSVOX, possibilitando por sua vez realizar a leitura dos conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula, além de permitir o acesso a internet; bem como o Sistema Braille como forma de leitura e escrita em alto relevo, disponibilizado em forma de livros para aqueles que dele necessitam. Com relação aos alunos com baixa visão foram destinados cadernos com pauta dupla e ampliação dos livros e imagens na fonte adequada. Até o presente momento foi possível identificar algumas dificuldades com relação à orientação e mobilidade dos DVs, assim como, o pleno domínio dos programas anteriormente citados. No entanto, pelo fato da pesquisa encontrar-se em andamento necessita-se de mais observações com relação ao processo de inclusão dos alunos com deficiência visual e sua utilização da Tecnologia Assistiva. Tendenciando embasar nosso estudo utilizaremos como aporte teórico A Política Nacional na Perspectiva de Educação Inclusiva (2007), Nuernberg (2008), Galvão Filho (2019), entre outros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, INCLUSÃO, DEFICIENTES VISUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_01_11_2014_18_35_16_idinscrito_3472_f6aca9ef2352b234b471df8f8f8bac71.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE DE LIMA FELIX" "autor_nome_curto" => "JACKELINE" "autor_email" => "jackelinedelimafelix10@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }