A utilização de vários recursos didáticos é bastante empregada no ensino de química por possuir relevante importância no ensino, facilitando a aprendizagem e trazendo benefícios não só para os alunos, bem como para professores de forma a aperfeiçoar sua prática docente. Exemplo de recurso didático são os materiais de baixo custo utilizados nas aulas práticas de química e até em aulas expositivas. A partir disso, percebe-se a necessidade de utilizar formas alternativas de ensino visando despertar o interesse, raciocínio e melhorar a compreensão dos conteúdos. Neste trabalho apresenta-se uma proposta de apoio, desenvolvida por graduandos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB – Campus Sousa, por intermédio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) sobre funções inorgânicas e ligações químicas, escopo ministrado no ensino médio, produzido a partir de materiais alternativos: um jogo didático que complementou as aulas expositivas e melhorou a interação entre os alunos e professor da disciplina. O instrumento pode ainda ser utilizado para contribuir e melhorar a compreensão de alunos surdos por estimular a visão, uma vez que esta comunidade apresenta uma característica específica por ser visual, assumindo a visão como eixo central do processo ensino-aprendizagem. Apesar de existir lacunas no ensino dos surdos na educação regular, já que muitas das metodologias adotadas pelos docentes não são direcionados a inclusão, é proposta a consideração de um método direcionado para o ensino de Química, melhorando o processo ensino-aprendizagem nas escolas inclusivas. O recurso didático empregado se trata de um painel em que são utilizados diversos imãs para representar os elementos químicos e os elétrons com cores e tamanhos diversos. Tal recurso pode ser aplicado nas aulas de química, facilitando a compreensão de maneira tátil e visual para os que não podem ouvir a explicação do professor. Objetiva-se compreender o impacto do recurso visual no processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos no ensino regular e especializado da cidade de Sousa na Paraíba.