A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS SURDOS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8466 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 255 "inscrito_id" => 906 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS SURDOS" "resumo" => "A utilização de vários recursos didáticos é bastante empregada no ensino de química por possuir relevante importância no ensino, facilitando a aprendizagem e trazendo benefícios não só para os alunos, bem como para professores de forma a aperfeiçoar sua prática docente. Exemplo de recurso didático são os materiais de baixo custo utilizados nas aulas práticas de química e até em aulas expositivas. A partir disso, percebe-se a necessidade de utilizar formas alternativas de ensino visando despertar o interesse, raciocínio e melhorar a compreensão dos conteúdos. Neste trabalho apresenta-se uma proposta de apoio, desenvolvida por graduandos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB – Campus Sousa, por intermédio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) sobre funções inorgânicas e ligações químicas, escopo ministrado no ensino médio, produzido a partir de materiais alternativos: um jogo didático que complementou as aulas expositivas e melhorou a interação entre os alunos e professor da disciplina. O instrumento pode ainda ser utilizado para contribuir e melhorar a compreensão de alunos surdos por estimular a visão, uma vez que esta comunidade apresenta uma característica específica por ser visual, assumindo a visão como eixo central do processo ensino-aprendizagem. Apesar de existir lacunas no ensino dos surdos na educação regular, já que muitas das metodologias adotadas pelos docentes não são direcionados a inclusão, é proposta a consideração de um método direcionado para o ensino de Química, melhorando o processo ensino-aprendizagem nas escolas inclusivas. O recurso didático empregado se trata de um painel em que são utilizados diversos imãs para representar os elementos químicos e os elétrons com cores e tamanhos diversos. Tal recurso pode ser aplicado nas aulas de química, facilitando a compreensão de maneira tátil e visual para os que não podem ouvir a explicação do professor. Objetiva-se compreender o impacto do recurso visual no processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos no ensino regular e especializado da cidade de Sousa na Paraíba." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "MATERIAIS ALTERNATIVOS, QUÍMICA, SURDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_29_10_2014_11_12_39_idinscrito_906_70390d7cd0db92246afd482bb1e68cc4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA DE FÁTIMA ABRANTES OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA" "autor_email" => "agnovani@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8466 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 255 "inscrito_id" => 906 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS SURDOS" "resumo" => "A utilização de vários recursos didáticos é bastante empregada no ensino de química por possuir relevante importância no ensino, facilitando a aprendizagem e trazendo benefícios não só para os alunos, bem como para professores de forma a aperfeiçoar sua prática docente. Exemplo de recurso didático são os materiais de baixo custo utilizados nas aulas práticas de química e até em aulas expositivas. A partir disso, percebe-se a necessidade de utilizar formas alternativas de ensino visando despertar o interesse, raciocínio e melhorar a compreensão dos conteúdos. Neste trabalho apresenta-se uma proposta de apoio, desenvolvida por graduandos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB – Campus Sousa, por intermédio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) sobre funções inorgânicas e ligações químicas, escopo ministrado no ensino médio, produzido a partir de materiais alternativos: um jogo didático que complementou as aulas expositivas e melhorou a interação entre os alunos e professor da disciplina. O instrumento pode ainda ser utilizado para contribuir e melhorar a compreensão de alunos surdos por estimular a visão, uma vez que esta comunidade apresenta uma característica específica por ser visual, assumindo a visão como eixo central do processo ensino-aprendizagem. Apesar de existir lacunas no ensino dos surdos na educação regular, já que muitas das metodologias adotadas pelos docentes não são direcionados a inclusão, é proposta a consideração de um método direcionado para o ensino de Química, melhorando o processo ensino-aprendizagem nas escolas inclusivas. O recurso didático empregado se trata de um painel em que são utilizados diversos imãs para representar os elementos químicos e os elétrons com cores e tamanhos diversos. Tal recurso pode ser aplicado nas aulas de química, facilitando a compreensão de maneira tátil e visual para os que não podem ouvir a explicação do professor. Objetiva-se compreender o impacto do recurso visual no processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos no ensino regular e especializado da cidade de Sousa na Paraíba." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "MATERIAIS ALTERNATIVOS, QUÍMICA, SURDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_29_10_2014_11_12_39_idinscrito_906_70390d7cd0db92246afd482bb1e68cc4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA DE FÁTIMA ABRANTES OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA" "autor_email" => "agnovani@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }