MAPEAMENTO DOS ATENDIMENTOS À DEMANDAS LINGUÍSTICAS DE SURDOS MATRICULADOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8931 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1351 "inscrito_id" => 2100 "titulo" => "MAPEAMENTO DOS ATENDIMENTOS À DEMANDAS LINGUÍSTICAS DE SURDOS MATRICULADOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "A promoção da acessibilidade para surdos no ensino superior ainda não parece ter ocorrido de fato. Buscando conhecer dificuldades que o surdo apresenta no seu processo de comunicação na universidade, em ambiente bilíngue (Libras e língua portuguesa) como sugerem as leis que orientam a educação brasileira, representa um desafio. O objetivo desse trabalho foi cartografar o atendimento a demandas linguísticas do surdo que cursa uma instituição de Ensino Superior. A fundamentação teórica teve como orientação trabalhos de Mantoan; Quadros; Karnopp, Fernandes; Goldfeld; MEC; Mittler dentre outros. Elegemos como aporte metodológico a pesquisa qualitativa/documental. A coleta de dados foi realizada em documentos disponíveis no site, através de revistas e outras publicações da instituição. A leitura cuidadosa desses documentos permitiu identificar ações/projetos inclusivos, bastante pertinentes. Dentre eles podemos citar o Núcleo de Apoio ao Discente (NAD) que oferece: intérprete de Libras em turmas frequentadas por surdos; curso de Libras para a comunidade; circulação da Libras nas licenciaturas e fonoaudiologia e outros cursos. A universidade valoriza a comunicação em língua de sinais, entende que ela representa um meio de comunicação vital para o surdo, porém o domínio das duas línguas permitirá ao surdo ter acesso ao conhecimento de forma mais segura. Apesar de verificarmos evolução para atender às demandas dos surdos percebemos que é uma questão ainda não resolvida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "SURDO, INCLUSÃO, DEMANDAS LINGUISTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_10_58_03_idinscrito_2100_1d3a8a308e779bd19df8a607f95b504e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA GOMES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "marcelaa.b@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIV. CATÓLICA DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8931 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1351 "inscrito_id" => 2100 "titulo" => "MAPEAMENTO DOS ATENDIMENTOS À DEMANDAS LINGUÍSTICAS DE SURDOS MATRICULADOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "A promoção da acessibilidade para surdos no ensino superior ainda não parece ter ocorrido de fato. Buscando conhecer dificuldades que o surdo apresenta no seu processo de comunicação na universidade, em ambiente bilíngue (Libras e língua portuguesa) como sugerem as leis que orientam a educação brasileira, representa um desafio. O objetivo desse trabalho foi cartografar o atendimento a demandas linguísticas do surdo que cursa uma instituição de Ensino Superior. A fundamentação teórica teve como orientação trabalhos de Mantoan; Quadros; Karnopp, Fernandes; Goldfeld; MEC; Mittler dentre outros. Elegemos como aporte metodológico a pesquisa qualitativa/documental. A coleta de dados foi realizada em documentos disponíveis no site, através de revistas e outras publicações da instituição. A leitura cuidadosa desses documentos permitiu identificar ações/projetos inclusivos, bastante pertinentes. Dentre eles podemos citar o Núcleo de Apoio ao Discente (NAD) que oferece: intérprete de Libras em turmas frequentadas por surdos; curso de Libras para a comunidade; circulação da Libras nas licenciaturas e fonoaudiologia e outros cursos. A universidade valoriza a comunicação em língua de sinais, entende que ela representa um meio de comunicação vital para o surdo, porém o domínio das duas línguas permitirá ao surdo ter acesso ao conhecimento de forma mais segura. Apesar de verificarmos evolução para atender às demandas dos surdos percebemos que é uma questão ainda não resolvida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "SURDO, INCLUSÃO, DEMANDAS LINGUISTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_10_58_03_idinscrito_2100_1d3a8a308e779bd19df8a607f95b504e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA GOMES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "marcelaa.b@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIV. CATÓLICA DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }