CUNHA, Artur Ferreira Carneiro Da. Recreação, uma ferramenta pedagógica. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9194>. Acesso em: 24/11/2024 22:29
O componente curricular Estagio Supervisionado I da Universidade Estadual da Paraíba do departamento de Educação Física consiste em um trabalho obrigatório para o exercício da docência, no qual as atividades praticas são exercidas de forma orientada. Assim torna um momento de aprendizagem e aprimoramento para o desenvolvimento profissional do futuro licenciado, sobe a responsabilidade de um professor formado. A pedagogia é um ramo muito diversificado, podendo ser incluído também a recreação como forma de conseguir resultados satisfatórios ou não. Tomamos a iniciativa de introduzir esta ferramenta para entendimento e interesse maior dos alunos, aplicando atividades sócio-cognitiva e sócio-afetiva, com o objetivo de desenvolver o auto conhecimento, a interelação e a expressão entre os participantes. Este relato de experiência refere-se à aulas ministradas na Creche Izaura Gomes de Farias (Rua D. Pedro I,768 São Jose Campina Grande - PB ),sendo duas turmas mistas, pré 1 e pré 2, com crianças que variam de 3 à 6 anos. As aulas iniciavam as 13:00 horas e tinham seu término as 14:40 horas, sendo dividido este horário entre as duas turmas. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras no período de Agosto a Outubro de 2014. As aulas foram realizadas por mim e mais três estagiários, sempre com a aplicação da recreação de forma lúdica. Utilizando o pátio coberto da instituição e materiais cedidos pela mesma, como: arcos, bolas, cordas, lápis de colorir, entre outros. Aplicávamos atividades de percepção sensorial, tátil, sócio cognitivo, aptidão física e movimentos naturais fazendo uso dos materiais cabíveis a cada atividade requisitada. Iniciávamos com atividades voltadas para o aquecimento, como um pega-pega, para que os alunos já entrassem preparados para a próxima etapa. Em seguida as demais atividades e ao término, voltar a calma era essencial, promovíamos atividades lúdicas que propiciassem a quietação para um melhor retorno a sala de aula. Lembrando que todas as atividades realizadas com as crianças eram introduzido o lúdico, deste modo o lúdico não está relacionado a uma vivência, dinâmica, experiência ou prática, mas a uma sensação, a um estado de espírito, a uma condição humana. Ficou claro a mudança nesses 3 meses de atividades. Os alunos tiveram maior participação em grupos, além disso ressaltamos que trabalhar a educação com crianças exigiu da equipe do estagio adentrar no universo infantil resgatando e participando de brincadeiras fantasias e histórias. Através do nosso trabalho, as crianças ficaram mais descontraídas, começaram a ter um sócio afetivo maior entre os colegas de sala, melhoraram a coordenação motora. No entorno dessa melhoria na escola, pais de alunos vieram nos agradecer melhorias no convívio familiar e entre amigos. Vimos que a recreação aliada a pedagogia se torna ainda mais forte no contexto que designa, ficando assim mais evidente que na pedagogia existe uma diversidade de formas de passarmos o conhecimento. Palavras Chaves: Recreação, Lúdico e Crianças.