PEREIRA, Carmen Lúcia Figueirêdokarmenlucya@hotmail.com(Mestranda PPGFP – UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA)Resumo: Neste estudo focalizamos o uso das Tecnologias Digitais em sala de aula, um trabalho desenvolvido com alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Pública Municipal de Campina Grande. Oportunidade em que refletimos analiticamente sobre as possibilidades e os entraves acerca do uso que se faz da tecnologia como ferramenta auxiliar à prática docente nas aulas de Língua Portuguesa. Como aporte teórico subjacente ao estudo a ser realizado faremos uso de trabalhos de pesquisadores como: Soares (2002), Braga (2004), Xavier (2004), Pereira (2005) e Coscarelli (2007), os quais abordam o uso das novas tecnologias no processo de ensino/aprendizagem. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho descritivo-interpretativa, classifica-se também como pesquisa-ação de base empírica, “realizada em estreita participação entre os actantes envolvidos na “pesquisa” de forma colaborativa, de modo a promover uma mudança social no ambiente de ensino analisado” (BARBIER, 2004).