O PLÁSTICO, APESAR DE POSSUIR BENEFÍCIOS, ESSA MATÉRIA É POUCO RECICLADA, E SÃO DESCARTADOS DE FORMA INADEQUADA, PODENDO DISSEMINAR NO AMBIENTE EM PARTÍCULAS MENORES QUE 5 MM DE MANEIRA PRIMÁRIA OU SECUNDÁRIA (MICROPLÁSTICOS). ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO, APLICAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) PARA ESTUDANTES DE DUAS TURMAS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE OS MICROPLÁSTICOS E SEUS EFEITOS PARA O MEIO AMBIENTE E A SAÚDE HUMANA, UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC’S) COMO RECURSO EDUCACIONAL. INICIALMENTE FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO PARA LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS, QUE BUSCAVA AVALIAR SEUS CONHECIMENTOS SOBRE OS MICROPLÁSTICOS. DESTACAMOS QUE O PROJETO CONSTA COM A APROVAÇÃO DO COMITÊ DE ÉTICA HUMANA DA UFRPE (Nº 4.933.983). POSTERIORMENTE, FORAM CONSTRUÍDAS E APLICADAS SD EM TRÊS AULAS DE FORMA ASSÍNCRONA, ONDE FORAM UTILIZADAS AS TDIC’S, COM O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS O GOOGLE FORMS, WHATSAPP, YOUTUBE E MENTIMETER PARA A COLETA DE DADOS. O QUESTIONÁRIO FOI RESPONDIDO POR 14 ALUNOS. A PARTIR DAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES OBSERVAMOS QUE A METADE JÁ POSSUÍA UM CONHECIMENTO ACERCA DO TEMA. APÓS A APLICAÇÃO DA PRIMEIRA E SEGUNDA AULA DA SD OS ESTUDANTES CONSEGUIRAM CONSTRUIR O CONHECIMENTO SOBRE O TAMANHO, ORIGEM, LOCALIZAÇÃO E EFEITOS DOS RESÍDUOS DE PLÁSTICO. PORÉM, NA TERCEIRA AULA DEMONSTRAM DESCONHECIMENTOS DE MANEIRAS MAIS EFETIVAS DE PARA A REDUÇÃO DO SEU CONSUMO. DESTACAMOS QUE É NECESSÁRIO MAIOR DISCUSSÃO SOBRE CONTEÚDOS ESCOLARES RELACIONADOS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE FORMA PRÁTICA QUE CORRELACIONE COM O COTIDIANO DOS DISCENTES.