O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR OS BENEFÍCIOS DA LITERATURA PARA A ALFABETIZAÇÃO E OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS NO ENSINO REMOTO, EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID – 19. UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO TENDO A OBSERVAÇÃO COMO FERRAMENTA DE COLETA DE DADOS. POSSUI COMO LÓCUS DE ATUAÇÃO O CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL – TELMA BATALHA, E COMO SUJEITOS OS ALUNOS DA TURMA DE PRÉ-ESCOLA. RESPALDA-SE NAS IDEIAS DE ZILBERMAN (2003), SOARES (2020), ALVES (2020) E MINAYO E DESLANDES (2009). OS DADOS APONTAM QUE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS SÃO REFERENTES A FALTA DE ACESSO AS TECNOLOGIAS, FALTA DE HABILIDADE NO MANUSEIO DOS APARELHOS ELETRÔNICOS, E A REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE AULAS PREJUDICANDO ASSIM O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LITERÁRIAS E CONSEQUENTEMENTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.