ROCHA, Luama Tozzo et al.. O conteúdo “água” em meio à pandemia. Anais do VIII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/84842>. Acesso em: 23/11/2024 13:23
O RELATO DE EXPERIÊNCIA “O CONTEÚDO ‘ÁGUA’ EM MEIO À PANDEMIA”, ESCRITO POR INGRID DOS SANTOS RAMOS E LUANA TOZZO ROCHA (PIBIDIANAS) ABORDA O USO DA METODOLOGIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NAS TRÊS SEQUÊNCIAS DE AULA MINISTRADAS PELAS PROFESSORAS EM QUESTÃO, A QUAL ABORDA O TEMA “ÁGUA”. FOI DESCRITO COMO AS AULAS “HIDROSFERA”, “CICLO DA ÁGUA” E “DOENÇAS CAUSADAS PELA ÁGUA CONTAMINADA” FORAM MINISTRADAS DE MANEIRA REMOTA POR CONTA DA PANDEMIA. AS AULAS FORAM DADAS AOS ALUNOS DO 6º ANO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (CAP UEM) DURANTE O MÊS DE MARÇO DE 2021. NO RELATO, AS PROFESSORAS CONTAM SOBRE A PREPARAÇÃO DOS CONTEÚDOS E COMO OS MESMOS FORAM ADMINISTRADOS AOS ALUNOS, CONTANDO TAMBÉM COM A PARTICIPAÇÃO DOS MESMOS. COM BASE NA METODOLOGIA UTILIZADA (ENSINO POR INVESTIGAÇÃO), AS AULAS CONTINHAM MUITAS PERGUNTAS, A FIM DE TRAZER A ATENÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS PARA A EXPOSIÇÃO DOS CONTEÚDOS. NESSE SENTIDO, AS PROFESSORAS TAMBÉM PASSAVAM ATIVIDADES PARA SEREM FEITAS EM CASA E MOSTRADAS NA AULA SEGUINTE, TENTANDO TRAZER SEMPRE O ASPECTO EMOCIONAL DOS ALUNOS PARA DENTRO DA “SALA DE AULA”. POR FIM, INGRID E LUANA RESSALTAM COMO FOI PARA ELAS MINISTRAREM AULAS DE MANEIRA REMOTA E COM TAL METODOLOGIA E QUAL CONCLUSÃO TIVERAM A PARTIR DESSA EXPERIÊNCIA.