ESTE TRABALHO ABORDA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), CAMPUS CHAPECÓ, NO SUBPROJETO DE LETRAS/2021. EM MARÇO, A REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE CHAPECÓ, NA QUAL O PROJETO ESTÁ INSERIDO, RETOMOU AS ATIVIDADES PRESENCIAIS, PORÉM O PIBID MANTEVE AS ATIVIDADES ONLINE. ASSIM, PARA APROXIMAR OS PIBIDIANOS AO CONTEXTO ESCOLAR, TENDO EM VISTA O OBJETIVO DO PROGRAMA QUE É A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, FORAM PENSADAS E ORGANIZADAS ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITARAM AOS GRADUANDOS VIVENCIAR A ROTINA ESCOLAR. DESSA FORMA, ORGANIZAMOS ENCONTROS, DISCUSSÕES E LEITURAS PARA PLANEJAR DE QUE FORMA AS AÇÕES COM OS ALUNOS EM SALA DE AULA SERIAM REALIZADAS. NESSE PERCURSO, TIVEMOS O PLANEJAMENTO E ESTUDO DOS DOCUMENTOS QUE DIRECIONAM O FAZER DOCENTE, COMO PONTO DE PARTIDA ESTUDAMOS O PPP DA ESCOLA, EM SEGUIDA, DISCUTIMOS OUTROS DOCUMENTOS COMO A BNCC, CURRÍCULO MUNICIPAL, ETC. COMO PRÁTICA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, OBSERVARAM AULAS, PLANEJARAM OFICINAS E APLICARAM POR MEIO DE CHAMADAS DE VÍDEO. AS ATIVIDADES MOSTRARAM ALGUNS DESAFIOS E OS RESULTADOS EXPUSERAM LACUNAS NO ENSINO POR MEIO DO USO DE TECNOLOGIAS, TANTO TÉCNICAS QUANTO DE EFETIVA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS E EXPERIÊNCIA DOS PIBIDIANOS. ENTRETANTO, O PLANEJAMENTO POSSIBILITOU QUE AS AULAS TIVESSEM UM BOM ANDAMENTO, E POSTERIORMENTE OPORTUNIZOU REFLEXÕES. ANCORADOS NA CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM ENUNCIATIVA-DISCURSIVA E EM MENEGOLLA E SANT-ANNA (2014), ANTUNES (2003), SERVIRAM DE APORTE PARA NOSSA DISCUSSÃO, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAR E DA ATUAÇÃO EM SALA, CONSIDERANDO A REALIDADE DO ALUNO.