Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA

Palavra-chaves: PIBID, TDIC, PANDEMIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA Relato de Experiência(RE) ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85010
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 564
    "inscrito_id" => 311
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA"
    "resumo" => """
      O ANO DE 2020 FICOU MARCADO PELO SURGIMENTO DO COVID-19, QUE ACARRETOU UMA PANDEMIA \r\n
      MUNDIAL CARACTERIZADA POR DISTANCIAMENTO SOCIAL. DIANTE DE TAL SITUAÇÃO AS REDES DE ENSINO NÃO \r\n
      TIVERAM OUTRA ESCOLHA ALÉM DE CANCELAR AS AULAS PRESENCIAIS E PASSAR AO ENSINO REMOTO, \r\n
      CARACTERIZADO PELO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC). O \r\n
      ESTADO DE MINAS GERAIS ADOTOU O PLANO DE ESTUDO TUTORADO (PET) E O USO DO APLICATIVO \r\n
      CONEXÃO ESCOLA, ALÉM DE AULAS VIA GOOGLE MEET. OS PROFESSORES VIRAM-SE ENFRENTANDO O \r\n
      DESAFIO DE ADAPTAR SUA FORMA DE ENSINAR E AO MESMO TEMPO LIDAR COM UMA GRANDE EVASÃO DOS \r\n
      ESTUDANTES. ASSIM, BUSCANDO AUXILIAR OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DAS \r\n
      ESCOLAS PARCEIRAS, O PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (UNIFAL-MG), ACOMPANHOU AS AULAS ONLINE \r\n
      ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET E DESENVOLVEU ATIVIDADES UTILIZANDO TDIC DIVERSAS DE \r\n
      MANEIRA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA VISANDO ATRAIR ATENÇÃO DOS ESTUDANTES, FACILITAR O ACESSO DOS \r\n
      CONTEÚDOS MINISTRADOS E DIMINUIR A EVASÃO ESCOLAR. ASSIM, FOI CRIADO UM CANAL NO YOUTUBE, E \r\n
      PÁGINAS NAS REDES SOCIAIS (INSTAGRAM E FACEBOOK), PARA POSTAGEM DE CONTEÚDOS RELACIONADOS A \r\n
      CIÊNCIAS E BIOLOGIA, COMO: CURIOSIDADES, ATIVIDADES COMPLEMENTARES, MAPAS MENTAIS, GUIA DE \r\n
      EXPERIÊNCIAS, ENQUETES E CORREÇÃO DOS PETS. ALÉM DISSO, FORAM DESENVOLVIDOS MINICURSOS \r\n
      PARA COMPLEMENTAR O CONHECIMENTO DESSES JOVENS. NO ENTANTO, APESAR DAS TDIC TEREM SE \r\n
      MOSTRADO EFICAZES PARA MELHORIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM, ELAS NÃO FORAM SUFICIENTES PARA \r\n
      REDUZIR A EVASÃO ESCOLAR DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, CABENDO UMA AVALIAÇÃO MAIS MINUCIOSA DOS \r\n
      MOTIVOS QUE ACARRETARAM O EVENTO DE ALTA EVASÃO ESCOLAR.
      """
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "PIBID, TDIC, PANDEMIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA_ID311_08112021115847.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA DE PAULA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LAURA"
    "autor_email" => "lauramdepaulasilva@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85010
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 564
    "inscrito_id" => 311
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA"
    "resumo" => """
      O ANO DE 2020 FICOU MARCADO PELO SURGIMENTO DO COVID-19, QUE ACARRETOU UMA PANDEMIA \r\n
      MUNDIAL CARACTERIZADA POR DISTANCIAMENTO SOCIAL. DIANTE DE TAL SITUAÇÃO AS REDES DE ENSINO NÃO \r\n
      TIVERAM OUTRA ESCOLHA ALÉM DE CANCELAR AS AULAS PRESENCIAIS E PASSAR AO ENSINO REMOTO, \r\n
      CARACTERIZADO PELO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC). O \r\n
      ESTADO DE MINAS GERAIS ADOTOU O PLANO DE ESTUDO TUTORADO (PET) E O USO DO APLICATIVO \r\n
      CONEXÃO ESCOLA, ALÉM DE AULAS VIA GOOGLE MEET. OS PROFESSORES VIRAM-SE ENFRENTANDO O \r\n
      DESAFIO DE ADAPTAR SUA FORMA DE ENSINAR E AO MESMO TEMPO LIDAR COM UMA GRANDE EVASÃO DOS \r\n
      ESTUDANTES. ASSIM, BUSCANDO AUXILIAR OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DAS \r\n
      ESCOLAS PARCEIRAS, O PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (UNIFAL-MG), ACOMPANHOU AS AULAS ONLINE \r\n
      ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET E DESENVOLVEU ATIVIDADES UTILIZANDO TDIC DIVERSAS DE \r\n
      MANEIRA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA VISANDO ATRAIR ATENÇÃO DOS ESTUDANTES, FACILITAR O ACESSO DOS \r\n
      CONTEÚDOS MINISTRADOS E DIMINUIR A EVASÃO ESCOLAR. ASSIM, FOI CRIADO UM CANAL NO YOUTUBE, E \r\n
      PÁGINAS NAS REDES SOCIAIS (INSTAGRAM E FACEBOOK), PARA POSTAGEM DE CONTEÚDOS RELACIONADOS A \r\n
      CIÊNCIAS E BIOLOGIA, COMO: CURIOSIDADES, ATIVIDADES COMPLEMENTARES, MAPAS MENTAIS, GUIA DE \r\n
      EXPERIÊNCIAS, ENQUETES E CORREÇÃO DOS PETS. ALÉM DISSO, FORAM DESENVOLVIDOS MINICURSOS \r\n
      PARA COMPLEMENTAR O CONHECIMENTO DESSES JOVENS. NO ENTANTO, APESAR DAS TDIC TEREM SE \r\n
      MOSTRADO EFICAZES PARA MELHORIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM, ELAS NÃO FORAM SUFICIENTES PARA \r\n
      REDUZIR A EVASÃO ESCOLAR DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, CABENDO UMA AVALIAÇÃO MAIS MINUCIOSA DOS \r\n
      MOTIVOS QUE ACARRETARAM O EVENTO DE ALTA EVASÃO ESCOLAR.
      """
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "PIBID, TDIC, PANDEMIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA_ID311_08112021115847.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA DE PAULA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LAURA"
    "autor_email" => "lauramdepaulasilva@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O ANO DE 2020 FICOU MARCADO PELO SURGIMENTO DO COVID-19, QUE ACARRETOU UMA PANDEMIA MUNDIAL CARACTERIZADA POR DISTANCIAMENTO SOCIAL. DIANTE DE TAL SITUAÇÃO AS REDES DE ENSINO NÃO TIVERAM OUTRA ESCOLHA ALÉM DE CANCELAR AS AULAS PRESENCIAIS E PASSAR AO ENSINO REMOTO, CARACTERIZADO PELO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC). O ESTADO DE MINAS GERAIS ADOTOU O PLANO DE ESTUDO TUTORADO (PET) E O USO DO APLICATIVO CONEXÃO ESCOLA, ALÉM DE AULAS VIA GOOGLE MEET. OS PROFESSORES VIRAM-SE ENFRENTANDO O DESAFIO DE ADAPTAR SUA FORMA DE ENSINAR E AO MESMO TEMPO LIDAR COM UMA GRANDE EVASÃO DOS ESTUDANTES. ASSIM, BUSCANDO AUXILIAR OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DAS ESCOLAS PARCEIRAS, O PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (UNIFAL-MG), ACOMPANHOU AS AULAS ONLINE ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET E DESENVOLVEU ATIVIDADES UTILIZANDO TDIC DIVERSAS DE MANEIRA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA VISANDO ATRAIR ATENÇÃO DOS ESTUDANTES, FACILITAR O ACESSO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS E DIMINUIR A EVASÃO ESCOLAR. ASSIM, FOI CRIADO UM CANAL NO YOUTUBE, E PÁGINAS NAS REDES SOCIAIS (INSTAGRAM E FACEBOOK), PARA POSTAGEM DE CONTEÚDOS RELACIONADOS A CIÊNCIAS E BIOLOGIA, COMO: CURIOSIDADES, ATIVIDADES COMPLEMENTARES, MAPAS MENTAIS, GUIA DE EXPERIÊNCIAS, ENQUETES E CORREÇÃO DOS PETS. ALÉM DISSO, FORAM DESENVOLVIDOS MINICURSOS PARA COMPLEMENTAR O CONHECIMENTO DESSES JOVENS. NO ENTANTO, APESAR DAS TDIC TEREM SE MOSTRADO EFICAZES PARA MELHORIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM, ELAS NÃO FORAM SUFICIENTES PARA REDUZIR A EVASÃO ESCOLAR DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, CABENDO UMA AVALIAÇÃO MAIS MINUCIOSA DOS MOTIVOS QUE ACARRETARAM O EVENTO DE ALTA EVASÃO ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.