ANÁLISE DO APARELHO CELULAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO AUXILIAR; PROPOSTO PELO PIBID SUBPROJETO BIOLOGIA/CAMPUS PATOS-PB COMO MELHORIA DO ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL JOSE GOMES ALVES - PJGA, PB
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A importância desses novos métodos é bastante discutível, pois alguns autores trazem esses recursos, apenas como distração, lazer, e meios de desconcentração do aluno; uma questão bastante relevante quando a escola objeto da pesquisa apresenta um dos menores valores do IDEP da Paraíba. O uso da tecnologia na educação, hoje no Brasil é bastante discutida, principalmente o uso do celular em sala de aula. Alguns estados proíbem por lei, assim como a Paraíba ,em contra partida organizações como a UNESCO recomenda o uso de celulares como ferramentas de aprendizado por meio de um guia, que traz 10 recomendações e 13 motivos aos governos para que sejam implantadas políticas públicas que utilizem esta tecnologia como ferramenta pedagógica Objetivo: Avaliar o uso do aparelho celular como recurso pedagógico auxiliar, no ensino de biologia na escola PJGA através da percepção dos alunos e professores a respeito do uso da tecnologia em sala de aula. Metodologia: Foi aplicado um questionário estruturado avaliativo da promoção do uso do celular como material didático, aos alunos e professores. Resultado: O questionário avaliativo quanto ao uso do celular como recurso pedagógico nas aulas de biologia, teve a participação voluntária de vinte alunos e doze professores, compreendendo quatro alunos do sexo masculino, dezesseis alunas do sexo feminino, 5 professores do sexo masculino e sete professoras do sexo feminino. Os alunos encontravam se em uma faixa etária de 15 á 29 anos de idade, dois professores apresentaram uma idade entre 20 a 24 anos, e os demais 25 ou mais. Doze (100%) professores e 90% (18) dos alunos afirmaram ter aparelho celular; más apenas 85% (17) dos alunos e aproximadamente 60% (7) dos professores notificaram possuir acesso á internet no celular. Quanto ao uso do aparelho, 80% (16) dos alunos afirmaram ter utilizado o celular para pesquisa escolar. 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