O PRESENTE TRABALHO SE CARACTERIZA POR SER UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS OBTIDAS DURANTE O PERÍODO DE ABRIL ATÉ SETEMBRO DE 2021 NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DE LÍNGUA PORTUGUESA, INSTITUÍDO PELA PORTARIA NO 114/2020, DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PARA OS RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. DO PONTO DE VISTA CONCEITUAL, O TRABALHO DESENVOLVIDO NA RESIDÊNCIA FOI EMBASADO EM MOITA LOPES (2006), MARY KALANTZIS (2012) E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018). ESTE RELATO DESCREVE AS METODOLOGIAS MOBILIZADAS NAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE REMOTA, QUE SE DEU EM VIRTUDE DO DISTANCIAMENTO SOCIAL NO CONTEXTO PANDÊMICO. E, AINDA, DETALHA AS INTERAÇÕES COM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO BAśICA, BEM COMO ANALISA AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ESTUDANTES E AS DEMAIS CONSIDERAÇÕES ACERCA DESSA OBSERVAÇÃO NESSE PERÍODO DE FORMAÇÃO, TANTO DAS RESIDENTES COMO DOS ESTUDANTES DAS TURMAS DE 8º ANO DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ, NA CIDADE DE CURITIBA