ANÁLISE DO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO MUNICÍPIO DE SANTA RITA - PB
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8505 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 575 "inscrito_id" => 292 "titulo" => "ANÁLISE DO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO MUNICÍPIO DE SANTA RITA - PB" "resumo" => "A educação é processo de avanço de toda uma sociedade, portanto pode-se afirmar que a família, a Escola, a Igreja, empresas e a Internet, todos educam e recebem influencias de toda sociedade. Por outro lado, há um desafio para o ensino que é atender as novas necessidades de uma sociedade da informação e do conhecimento sem esquecer-se do passado. O presente trabalho tem por finalidade principal analisar o processo de inclusão digital em escolas públicas do município de Santa Rita bem como o nível de formação e capacitação de professores para utilização de novas tecnologias como recurso pedagógico em sala de aula. O mesmo se justifica pelo fato de que um dos desafios educacionais é incorporar em seu a inclusão digital, pois as novas tecnologias estão presentes na vida diária das pessoas e os alunos exigem dos professores competência e atualização. Contribuíram na construção deste artigo Dowbor (2005), Moran, (2012), Kenski (1998), Nóvoa (1999) e Mercado (1999). A metodologia utilizada no presente trabalho foi baseada numa pesquisa qualitativa e quantitativa, pesquisa bibliográfica, entrevista e aplicação de questionário que permitiram constatar que há uma deficiência mais acentuada quanto ao acesso às novas tecnologias nas escolas do campo que favoreçam o processo de inclusão digital. Outro problema identificado na área estudada foi à falta de capacitação dos professores para a utilização das tecnologias em sala de aula. Sendo assim, precisamos desenvolver meios que permitam que essa inclusão aconteça de forma homogênea, alcançando as escolas de modo geral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_20_08_59_idinscrito_292_acb09ccd6858b7a036bd2cddd3d70ff4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVANIA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDVANIA" "autor_email" => "ed_vania2006@hotmail.com" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8505 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 575 "inscrito_id" => 292 "titulo" => "ANÁLISE DO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO MUNICÍPIO DE SANTA RITA - PB" "resumo" => "A educação é processo de avanço de toda uma sociedade, portanto pode-se afirmar que a família, a Escola, a Igreja, empresas e a Internet, todos educam e recebem influencias de toda sociedade. Por outro lado, há um desafio para o ensino que é atender as novas necessidades de uma sociedade da informação e do conhecimento sem esquecer-se do passado. O presente trabalho tem por finalidade principal analisar o processo de inclusão digital em escolas públicas do município de Santa Rita bem como o nível de formação e capacitação de professores para utilização de novas tecnologias como recurso pedagógico em sala de aula. O mesmo se justifica pelo fato de que um dos desafios educacionais é incorporar em seu a inclusão digital, pois as novas tecnologias estão presentes na vida diária das pessoas e os alunos exigem dos professores competência e atualização. Contribuíram na construção deste artigo Dowbor (2005), Moran, (2012), Kenski (1998), Nóvoa (1999) e Mercado (1999). A metodologia utilizada no presente trabalho foi baseada numa pesquisa qualitativa e quantitativa, pesquisa bibliográfica, entrevista e aplicação de questionário que permitiram constatar que há uma deficiência mais acentuada quanto ao acesso às novas tecnologias nas escolas do campo que favoreçam o processo de inclusão digital. Outro problema identificado na área estudada foi à falta de capacitação dos professores para a utilização das tecnologias em sala de aula. Sendo assim, precisamos desenvolver meios que permitam que essa inclusão aconteça de forma homogênea, alcançando as escolas de modo geral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_20_08_59_idinscrito_292_acb09ccd6858b7a036bd2cddd3d70ff4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVANIA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDVANIA" "autor_email" => "ed_vania2006@hotmail.com" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }