OTONI, Camila et al.. Vivências de residentes em aulas de química. Anais do VIII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/85076>. Acesso em: 23/11/2024 10:55
A EXPERIÊNCIA NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA É CRUCIAL PARA A FORMAÇÃO DO DISCENTE, POIS É O MOMENTO DE CONTATO DIRETO COM A PROFISSÃO ESCOLHIDA, LICENCIATURA, É A OPORTUNIDADE DE APLICAR E VIVER À TEORIA DE MANEIRA PRÁTICA, ENRIQUECE O SABER, AS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS. É A GRANDE CHANCE DE COLOCARMOS EM CHEQUE A NÓS E A PROFISSÃO QUE ESCOLHEMOS. O PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM COMO OBJETIVO INICIAR OS SEUS ALUNOS DE MODO DIRETO COM A DOCÊNCIA, PROMOVENDO ATIVIDADES COMO A ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS, PARTICIPAÇÃO COM REGÊNCIA NAS AULAS DE ENSINO MÉDIO, A ELABORAÇÃO DE PROJETOS INTERDISCIPLINAR PARA SEREM APLICADOS NA ESCOLA, ALÉM DE REUNIÕES GERAIS COM A PROFESSORA ORIENTADORA E OS PRECEPTORES SOBRE LEVANTAMENTOS E ABORDAGENS TEÓRICAS E DISCUSSÕES DE RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DO CURRÍCULO PAULISTA, CONCEITO DE PCK E OS PROJETOS INTEGRADORES ADAPTADO À BNCC. O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL OTONIEL MOTTA, REALIZADO POR MEIO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO MODO EAD MEDIANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NOS DOIS ÚLTIMOS ANOS. TRABALHAR COM O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TROUXE UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZADO PARA A UTILIZAÇÃO DE NOVOS RECURSOS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS COMO O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS. FORAM MOMENTOS DE APLICAR A TEORIA EM SITUAÇÕES PRÁTICAS, MAIOR CARÊNCIA QUE SENTIMOS DENTRO DO CURSO DE LICENCIATURA. FOI POSSÍVEL UTILIZAR E APLICAR ATIVIDADES E PROJETOS ELABORADOS DENTRO DA GRADUAÇÃO EM AULAS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.