COM O NOVO CONTEXTO VIVENCIADO PELA PANDEMIA DA COVID-19, A ESCOLA E OS SEUS EDUCADORES PRECISARAM SE REINVENTAR, COM O INTUITO DE OFERTAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E TRANSFORMADORA PARA SEUS EDUCANDOS. DIANTE DO CARÁTER EMERGENCIAL, NOVAS FORMAS DE ENSINAR SURGIRAM, E COM ELAS, NOVOS DESAFIOS E UMA DIVERSIDADE DE POSSIBILIDADES. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PASSARAM A FAZER PARTE DO COTIDIANO EDUCACIONAL COM MAIS FREQUÊNCIA E PROPORCIONARAM INÚMERAS OPÇÕES METODOLÓGICAS, QUE CONSEQUENTEMENTE, CONTRIBUÍRAM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. NESSE SENTIDO, A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DISPONIBILIZADOS ATRAVÉS DESSES INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS, TAMBÉM PUDERAM POSSIBILITAR UMA SÉRIE DE BENEFÍCIOS, VISTO QUE APRESENTAM UMA VARIEDADE DE RECURSOS DINÂMICOS E ATRATIVOS, TORNANDO-SE UM FORTE ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DIDÁTICA. SENDO ASSIM, ESSE TRABALHO TEM COMO DESÍGNIO APRESENTAR COMO OS JOGOS DIGITAIS PODEM CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO CRÍTICA, CRIATIVA E AUTÔNOMA DOS EDUCANDOS, TORNANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS DIVERTIDO E EFICAZ, COM BASE EM EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO DO MUNÍCIPIO DE ANGICOS/RN.