É interessante percebermos que em meio aos diversos debates sobre a educação encontramos uma busca pelo ensino de maior qualidade, além disso, muitos questionamentos e leis que nos impulsionam a refletir sobre um tema bastante relevante na nossa sociedade as Pessoas com Deficiência, isso porque a Educação Especial e a Educação Inclusiva são temas que conquistaram gradativamente um espaço significativo na Escola. Baseado nessa prerrogativa, buscaremos através desse artigo compreender historicamente o lugar social dos deficientes, em seguida, uma abordagem mais significativa das Tecnologias Assistivas e as crianças com Sindrome de Down da Instituição APAE em Campina Grande. Levando em consideração que as Tecnologias Assistivas (TA), são toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa portadora de deficiência, sendo elas, segundo a nossa pesquisa geradoras de várias possibilidades para o aperfeiçoamento do ensino dos mais diversos níveis e modalidade, gerando assim acessibilidade para todos. Dessa maneira, baseadas em BUZATO (2006) e SÁ(2003), SILVA ( 1987), compreendemos a importância das tecnologias assistivas no processo educacional, bem como, o despertar para uma nova maneira de ver e viver em sociedade através do processo de inclusão social que elas promovem.