OLIVEIRA, Raniele Cardoso De et al.. O brincar na educação dos surdos. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8973>. Acesso em: 24/11/2024 21:32
As pesquisas já realizadas mostram que o brincar e a surdez revelam uma constitutiva relação entre a linguagem e a atividade lúdica, tendo excelentes resultados em indivíduos que apresentam desenvolvimento linguístico peculiar, como é o caso dos surdos. .Ao estudar o brincar das crianças surdas em fase inicial de aquisição da língua de sinais, pode-se constatar que a forma de expressão linguística das mesmas pode afetar nas brincadeiras de faz de conta, ela utilizam-se de gestos e usam bastante o corpo para a comunicação e isso pode acabar atrapalhando.Sabemos o quanto é difícil estudar a aprendizagem humana e quando essa vêm acompanhada de alguma dificuldade torna-se ainda mais complicado, porém é muito gratificante poder dar o estimulo adequado ao desenvolvimento do sujeito. Uma criança surda em sala de aula necessita de uma adaptação curricular adequada e muito bem elaborada para facilitar seu entendimento, não adianta coloca-la em sala com o pensamento de que estará existindo a inclusão se adaptações não forem feitas para que a mesma consiga esta acompanhando e aprendendo junto com o resto da turma.O lúdico/brincar é uma grande ferramenta para tornar a aprendizagem inclusiva de fato, para crianças portadoras de qualquer que seja a deficiência, quando as crianças brincam elas deixam que sua criatividade aflore, elas entendem-se entre si e sentem interesse no que elas estão fazendo. Os professores que se utilizam da brincadeira para aplicar seus conteúdos em crianças e até mesmo em jovens e adolescentes obtêm um êxito para toda a vida.A maioria das pessoas desconhece a importância que a brincadeira tem no desenvolvimento, chegam a achar que é perda de tempo, mais nossas pesquisas e estudos mostram uma importância enorme e a qualidade que pode trazer para vida do individuo que estará aprendendo de forma agradável e construtiva.