AVALIANDO A ACESSIBILIDADE DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE REMÍGIO-PB
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8560 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 155 "inscrito_id" => 1423 "titulo" => "AVALIANDO A ACESSIBILIDADE DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE REMÍGIO-PB" "resumo" => "A presente pesquisa visou avaliar como está o processo de inclusão escolar no tocante ao acesso de alunos cadeirantes, numa escola estadual de ensino médio, no município de Remígio-PB. Para isso utilizou-se de documentos legais e os critérios e aspectos técnicos estabelecidos na NORMA 9050/2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A metodologia caracteriza-se por uma abordagem descritiva qualitativa, na qual se utilizou: o questionário semi-estruturado, a observação e análise de registros fotográficos. Participou da pesquisa o gestor responsável pela escola analisada. Os dados foram coletados entre os meses de Junho a Julho de 2013. Como resultado da pesquisa, foi constatado que a escola precisa melhorar em diversos aspectos suas condições de acessibilidade, tais como: as edificações antigas muito contribuem para a falta de acesso atual; a falta de conhecimento e preparo dos profissionais envolvidos no contexto escolar a respeito da ABNT – NBR 9050/2004; a percepção abstrata do gestor no que se trata de acesso de P.C.R. (Pessoas em Cadeira de Rodas); e a falta de projetos que sejam de fato executados corretamente dentro dos padrões arquitetônicos exigidos pelas normas técnicas, são alguns dos fatores que resultam nas condições de acesso a P.C.R. na escola analisada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO ESCOLAR, DEFICIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_20_58_28_idinscrito_1423_9927148712ca18ce4724363b0d60b04e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA MOREIRA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA BRITO" "autor_email" => "janainnamoreira@ig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8560 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 155 "inscrito_id" => 1423 "titulo" => "AVALIANDO A ACESSIBILIDADE DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE REMÍGIO-PB" "resumo" => "A presente pesquisa visou avaliar como está o processo de inclusão escolar no tocante ao acesso de alunos cadeirantes, numa escola estadual de ensino médio, no município de Remígio-PB. Para isso utilizou-se de documentos legais e os critérios e aspectos técnicos estabelecidos na NORMA 9050/2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A metodologia caracteriza-se por uma abordagem descritiva qualitativa, na qual se utilizou: o questionário semi-estruturado, a observação e análise de registros fotográficos. Participou da pesquisa o gestor responsável pela escola analisada. Os dados foram coletados entre os meses de Junho a Julho de 2013. Como resultado da pesquisa, foi constatado que a escola precisa melhorar em diversos aspectos suas condições de acessibilidade, tais como: as edificações antigas muito contribuem para a falta de acesso atual; a falta de conhecimento e preparo dos profissionais envolvidos no contexto escolar a respeito da ABNT – NBR 9050/2004; a percepção abstrata do gestor no que se trata de acesso de P.C.R. (Pessoas em Cadeira de Rodas); e a falta de projetos que sejam de fato executados corretamente dentro dos padrões arquitetônicos exigidos pelas normas técnicas, são alguns dos fatores que resultam nas condições de acesso a P.C.R. na escola analisada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO ESCOLAR, DEFICIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_20_58_28_idinscrito_1423_9927148712ca18ce4724363b0d60b04e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA MOREIRA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA BRITO" "autor_email" => "janainnamoreira@ig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }