FARIAS, Marcia Cristina. Como avaliar e atribuir nota ao aluno disléxico?. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8584>. Acesso em: 24/11/2024 23:41
Temos visto e vivido no dia a dia, a convivência em sala de aula por parte dos alunos que têm apresentado algumas características de algum distúrbio que apresenta dificuldade no processo de leitura/escrita, onde a prática aplicada pelos professores demostra certo nível de despreparo, por parte desses profissionais para desenvolver suas atividades pedagógicas. E esta tem sido uma das grandes preocupações que nos levou a fazer uma pesquisa dessa natureza, observar e quem sabe até mesmo descobrir quais são realmente os verdadeiros entraves dessa barreira pedagógica. De acordo com MALUF, 2008, “A dislexia é caracterizada fundamentalmente pela presença de grande dificuldade para aquisição da leitura, geralmente acompanhada por idêntica problemática em relação à escrita, quando não existe atraso cognitivo, problema psicológico ou deficiência sensorial que justifique tal transtorno...”. Este trabalho se justifica por proporcionar e suscitar novas reflexões em relação às avaliações feitas com alunos disléxicos. Em termos metodológicos o desenvolvimento deste deu-se através da pesquisa qualitativa bibliográfica, tendo como foco principal levar os profissionais da educação a trabalhar sua metodologia didática de forma mais eficiente para que se efetive o aprendizado e se reduza o estigma e a exclusão de alunos com dislexia. A partir da análise feita foi possível perceber que eles aprendem de uma forma diferente, mas aprende.