Este trabalho faz parte de um projeto de iniciação científica que teve como objetivo a análise da formação de professores de licenciatura em matemática no que diz respeito à educação inclusiva, especificamente, sobre a Discalculia. Utilizamos autores como Lanúzia Almeida Brum Ávila, Jussara Bernardi, Relma Urel Carbone Carneiro, Priscila Macacari, João Pedro da Ponte entre outros para poder embasar nossa pesquisa. Sabe-se que atualmente um dos grandes desafios da educação é buscar opções que possam auxiliar o entendimento dos alunos, nota-se que esse desafio acaba ficando mais complexo quando nos referimos a Discalculia, pois essa deficiência é pouco conhecida pelos professores e alunos de licenciatura em matemática. Nesta pesquisa, foi utilizada uma abordagem de caráter quali-quantitativo, na qual foi feito um estudo de caso em forma de entrevista com alunos de licenciatura em matemática do IFPE Campus Pesqueira e um levantamento de dados em relação ao quantitativo de alunos dentro da rede municipal com deficiência. O resultado principal do nosso trabalho apontou que a formação inicial de professores no IFPE não é suficiente para o contexto em que eles vão trabalhar, isso por que eles têm apenas um tópico em uma disciplina que aborda assuntos sobre deficiência e cerca de 83% (oitenta e três por cento) não sabem o que é a discalculia, ademais, eles apontaram na entrevista que são favoráveis a adquirirem mais informações sobre as deficiências, pois não se sentem preparados para lecionar sem obterem esse conhecimento.