IDENTIDADE E TRADIÇÃO NOS CONTOS: AS TRANÇAS DE BINTOU E O CABELO DE LELÊSuelany CHRISTTINNY RIBEIRO MASCENA (UFPB)Embora a lei 10.639, a que insere a obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar, esteja em vigor desde 9 de janeiro de 2003, ainda é ausente a sua prática nos colégios. Muitos professores a desconhecem e a falta de capacitação na área contribui para um esquecimento desta temática. Tendo em vista esses pressupostos, decidimos trabalhar com dois contos em sala de aula: As tranças de Bintou (2010) e O cabelo de Lelê (2007). O foco do nosso trabalho é problematizar a questão da identidade e da tradição negra na sociedade contemporânea, incluindo-a no universo escolar. A partir de uma pesquisa de campo dialogaremos com quatro turmas finais do ensino médio de uma escola estadual do Recife, aplicaremos questionários referentes à importância da cultura negra no Brasil e os vincularemos as leituras dos contos citados neste resumo.Utilizaremos como suporte teórico os autores: Stuart Hall (2006), Homi Bhabha (2007) e a lei abordada nesta pesquisa.