A educação não é apenas um processo de ensino e aprendizagem, mas uma relação mútua entre aluno, professor e sociedade. Esta analogia talvez seja um fator determinante no desenvolvimento do indivíduo. Garantir educação de qualidade é um princípio fundamental de Gestão Pública. O panorama da educação brasileira, no que diz respeito ao acesso e permanência dos estudantes, são marcados por desigualdades regionais. Deste modo, a proporção de crianças e jovens que frequentam, ou completaram, determinadas etapas do ensino, indica não só a situação da educação em um município, mas o seu desenvolvimento social. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise comparativa referente aos índices da educação no município de Nova Floresta – PB e o índice nacional. O município está localizado na região do Curimataú paraibano, com uma população de 10.533 habitantes, segundo o Censo 2010. Os dados secundários foram obtidos através do Acompanhamento Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, localizado no Portal ODM. Os dados mostraram que no período de 2000 a 2010 a dimensão de crianças de 5 a 6 anos na escola cresceu 31,46%; crianças de 11 a 13 anos regulares no ensino fundamental aumentou 146,66%; jovens de 15 a 17 anos com ensino fundamental completo ampliou 150,25% e jovens de 18 a 20 anos com ensino médio completo ampliou para 378,49%. Com relação à população adulta, com faixa etária acima de 18 anos, no ano de 2010, o índice no ensino fundamental foi de 32,64% e de 19,77% no ensino médio. O IDEB é um índice que combina o rendimento escolar às notas do exame da Prova Brasil. Foi criado em 2007 para avaliar a qualidade de ensino nas escolas de rede de ensino brasileira, sendo a cada dois anos atualizados. Em 2011 o IDEB nacional foi de 4,7 para anos inicias do ensino fundamental e de 3,9 para anos finais do ensino público. Em Nova Floresta – PB o IDEB foi de 4,4 em 2011; 4,5 em 2012 e 4,6 em 2013, ultrapassando a meta de 2019, que é de 4,4, estipulada pelo Ministério da educação para o Índice da Educação Básica. Desse modo houve um avanço na educação de Nova Floresta – PB em relação ao panorama nacional. O IDEB da cidade vem aumentando, tudo isso graças à universalização do acesso a escola e a permanência e também aos investimentos na educação, através de programas de formação continuada, capacitações e especializações que o município vem propondo aos professores da Rede Pública, além da valorização do piso salarial. Podemos concluir que as cidades que investem em formação profissional de qualidade e valorizam seus professores, como neste município, são as que vêm crescendo seus resultados no IDEB, pois professores estimulados e valorizados produzem mais em sala de aula, e assim todos saem ganhando.