A educação da pessoa idosa é um direito constituído como direito à educação ao longo da vida. Com o crescimento da população acima dos 60 anos, é cada vez maior o número de idosos nas salas de aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo desta pesquisa é refletir nas obras de Freire, sobre a educação do idoso. A questão que nos moveu a realizar o estudo foi: quais perspectivas para educar o idoso a partir das obras de Paulo Freire? O referencial teórico metodológico, quanto aos procedimentos é uma Pesquisa Bibliográfica. A partir do levantamento do material, foi realizada uma análise das publicações, que permitiu identificar que a formação das pessoas com valores, consciência de cidadania e seus conhecimentos prévios adquiridos ao longo da vida, propiciam a aprendizagem, e que só pode haver uma sociedade justa e democrática se as classes oprimidas e discriminadas tomarem consciência de suas condições de vida e das raízes dos problemas que as afetam. Foi possível concluir que, educar idosos no contexto da EJA, modalidade pedagógica fundamentada nas diversidades das pessoas, surgida das necessidades reais da população, pode ser um caminho para a superação de alguns dos desafios na educação de idosos.