Artigo E-BOOK VII ENESEB

E-books

ISBN: 978-65-86901-67-2

O NOVO ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM UM COLÉGIO ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ.

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, NEOLIBERALISMO, JUVENTUDE, , Comunicação Oral (CO) GT 04: Currículo e políticas educacionais: O ensino de sociologia frente à BNCC
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AS ANÁLISES FORAM REALIZADAS A PARTIR DA LEI 13.415/2017 QUE INSTITUIU A POLÍTICA DO NOVO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL QUE ESTABELECEU MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO COMO NOVA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E AUMENTO DA CARGA HORÁRIA DE ENSINO. ASSIM A PESQUISA BUSCA COMPREENDER QUAIS SÃO AS EXPECTATIVAS DOS DISCENTES FRENTE AO CURSO ALIADO AO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS MESMOS. PARA TAIS ANALISES A PESQUISA CONTOU COM O MÉTODO QUALITATIVO A PARTIR DE ENTREVISTAS COM OS DISCENTES ALIADO A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, ALÉM DISSO CONTOU COM UMA BIBLIOGRAFIA QUE ABORDA AS PRESENTES QUESTÕES. FOI OBSERVADO QUE O CURSO ESTÁ SENDO DESTINADO A UM PERFIL DE MAIORIA NEGROS E DE CLASSES BAIXAS A PARTIR DISSO FOI NOTADO QUE A POLÍTICA EDUCACIONAL TEM FORTES INFLUÊNCIAS DO NEOLIBERALISMO. A PARTIR DE ENTÃO A SUBJETIVIDADE NEOLIBERAL PROPOSTA POR DARDOT E LAVAL(2016) BEM COMO A TEORIA DO CAPITAL HUMANO DE FOUCAULT(2008) FORAM IDENTIFICADAS NOS ALUNOS. 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Publicado em 24 de novembro de 2022

Resumo

A PESQUISA EXAMINA A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO INTEGRAL, NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES, A PARTIR DO CURSO TÉCNICO INTEGRAL EM ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM EMPREENDEDORISMO, OFERTADO EM UM COLÉGIO ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ. AS ANÁLISES FORAM REALIZADAS A PARTIR DA LEI 13.415/2017 QUE INSTITUIU A POLÍTICA DO NOVO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL QUE ESTABELECEU MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO COMO NOVA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E AUMENTO DA CARGA HORÁRIA DE ENSINO. ASSIM A PESQUISA BUSCA COMPREENDER QUAIS SÃO AS EXPECTATIVAS DOS DISCENTES FRENTE AO CURSO ALIADO AO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS MESMOS. PARA TAIS ANALISES A PESQUISA CONTOU COM O MÉTODO QUALITATIVO A PARTIR DE ENTREVISTAS COM OS DISCENTES ALIADO A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, ALÉM DISSO CONTOU COM UMA BIBLIOGRAFIA QUE ABORDA AS PRESENTES QUESTÕES. FOI OBSERVADO QUE O CURSO ESTÁ SENDO DESTINADO A UM PERFIL DE MAIORIA NEGROS E DE CLASSES BAIXAS A PARTIR DISSO FOI NOTADO QUE A POLÍTICA EDUCACIONAL TEM FORTES INFLUÊNCIAS DO NEOLIBERALISMO. A PARTIR DE ENTÃO A SUBJETIVIDADE NEOLIBERAL PROPOSTA POR DARDOT E LAVAL(2016) BEM COMO A TEORIA DO CAPITAL HUMANO DE FOUCAULT(2008) FORAM IDENTIFICADAS NOS ALUNOS. ALÉM DISSO FOI COLOCADO EM EVIDÊNCIA A OPINIÃO DOS DISCENTES SOBRE O NOVO MODELO IMPLEMENTADO TENDO EM VISTA QUE A REFORMA FOI APROVADA DE MANEIRA ANTIDEMOCRÁTICA COMO PROPÕES CORREA E GARCIA(2019). POR FIM SE ATENTOU A PERSPECTIVA DE FUTURO DOS DISCENTES QUE SE MOSTRARAM APTOS AO MERCADO DE TRABALHO FLEXÍVEL.

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