FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO EDUCACIONAL:(RE)CONSTRUÍNDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8805 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 1630 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO EDUCACIONAL:(RE)CONSTRUÍNDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "O educador deste novo século deve possuir alguns saberes que são necessários ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, para que dessa forma, possa desenvolver um trabalho que valorize o desenvolvimento dos educandos. Para tanto, se faz necessário que o docente reconheça a necessidade do processo formativo como alicerce para a melhoria de sua prática e assim, favoreça a construção de um trabalho coletivo e dinâmico. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da formação docente para a melhoria do trabalho com a inclusão no espaço educacional. Como respalde teórico, nos embasamos em: Brasil (1996);Carvalho (2003); Mantoan (2003);Tardiff (2004); Nóvoa (2007), dentre outros. Orientando-nos pelos princípios de uma pesquisa qualitativa, desenvolvemos a construção de dados empíricos através da realização de entrevistas semiestruturadas e a realização de observações durante dois períodos de formações continuadas desenvolvidas pela secretaria de educação. A partir da análise dos dados relativos as concepções dos educadores participantes da entrevista sobre as contribuições da formação continuada para o redimensionamento da prática pedagógica, constatamos que segundo as vozes dos professores a formação contínua é sim, um momento de grande (re)construção do fazer docente, possibilitando a todos os educadores envolvidos no processo, refletir sobre sua ação didática e reestruturá-la, contribuindo assim, para a garantia efetiva da aprendizagem do educando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE., INCLUSÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_16_51_21_idinscrito_1630_97c6b0f66af820aa48e82396acaee388.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IURE COUTRE GURGEL" "autor_nome_curto" => "IURE" "autor_email" => "yurecoutre@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8805 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 1630 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO EDUCACIONAL:(RE)CONSTRUÍNDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "O educador deste novo século deve possuir alguns saberes que são necessários ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, para que dessa forma, possa desenvolver um trabalho que valorize o desenvolvimento dos educandos. Para tanto, se faz necessário que o docente reconheça a necessidade do processo formativo como alicerce para a melhoria de sua prática e assim, favoreça a construção de um trabalho coletivo e dinâmico. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da formação docente para a melhoria do trabalho com a inclusão no espaço educacional. Como respalde teórico, nos embasamos em: Brasil (1996);Carvalho (2003); Mantoan (2003);Tardiff (2004); Nóvoa (2007), dentre outros. Orientando-nos pelos princípios de uma pesquisa qualitativa, desenvolvemos a construção de dados empíricos através da realização de entrevistas semiestruturadas e a realização de observações durante dois períodos de formações continuadas desenvolvidas pela secretaria de educação. A partir da análise dos dados relativos as concepções dos educadores participantes da entrevista sobre as contribuições da formação continuada para o redimensionamento da prática pedagógica, constatamos que segundo as vozes dos professores a formação contínua é sim, um momento de grande (re)construção do fazer docente, possibilitando a todos os educadores envolvidos no processo, refletir sobre sua ação didática e reestruturá-la, contribuindo assim, para a garantia efetiva da aprendizagem do educando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE., INCLUSÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_16_51_21_idinscrito_1630_97c6b0f66af820aa48e82396acaee388.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IURE COUTRE GURGEL" "autor_nome_curto" => "IURE" "autor_email" => "yurecoutre@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }