Com o advento inesperado de uma pandemia, e o processo de isolamento social, diversos foram os problemas de ordem psicológica, emocional, educacional e financeira que afloraram na população mundial, no entanto, não somente de aspectos negativos se vive na pandemia, a informação e a circulação da mesma está tendo fator de destaque, por promover o diálogo, suscitar discussões e manter a população atenta aos acontecimentos. A busca por conhecimento em geral passa por uma formação acadêmica, e em meio à crise pandêmica e a necessidade de distanciamento social, projetou-se com mais força a possibilidade de uma formação superior (graduação e pós-graduação) no formato remoto e de educação à distância. O objetivo é apresentar as saídas produtivas no campo da formação acadêmica, no uso da tecnologia EAD e remota, desafiando o discurso de baixa qualidade na formação universitária. Um dos fatores positivos além da própria formação é a proximidade proporcionada entre pessoas dos mais distantes lugares, através do uso de plataformas digitais. Enquanto metodologia o relato de experiência de quem iniciou uma graduação na área de jornalismo em meio a produção de uma qualificação de mestrado, além da participação em eventos e produções acadêmicas, tornando um laboratório sem contenção de paredes para a prática do jornalismo. Os resultados apresentados conduzem para uma maior produção erudita e concentração no desenvolvimento intelectual, além de refúgio contra problemas emocionais, os quais o ócio promove com facilidade quando encontra campo fértil. A experiência não é uma panaceia, mas traz/conduz a bons resultados.