EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PATAXÓ: ETNOMATEMÁTICA, FRAÇÕES SIMPLES E INTERCULTURALIDADE
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90053 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3442 "inscrito_id" => 14740 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PATAXÓ: ETNOMATEMÁTICA, FRAÇÕES SIMPLES E INTERCULTURALIDADE" "resumo" => "O objetivo do trabalho foi investigar o ensino e aprendizagem de frações do conteúdo de ensino de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental numa escola indígena Pataxó da Bahia a partir das escrevivências dos alunos do Curso de Licenciatura Intercultural da Educação Escolar Indígena da Universidade do Estado da Bahia, Campus X. O estudo justifica-se nos principais marcos jurídicos educacionais atuais que estabelecem uma educação dentro dos princípios da educação escolar indígena. A problemática configurou-se em como estabelecer o ensino e aprendizagem de frações dentro da abordagem intercultural e da etnomatemática dos seus saberes matemáticos socioculturais com a matemática escolar indígena prescrita pelos documentos legais da atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC)para Matemática e suas Tecnologias, por meio do uso da farinha de mandioca? O caminho metodológico foi por meio da pesquisa dentro da abordagem qualitativa e nos procedimentos da pesquisa etnográfica. Para coleta de dados recorreu-se a entrevistas semiestruturadas e, para análise dos dados buscou-se a metodologia da analise textual discursiva; Verifica-se que o uso da farinha usada na culinária dos pataxós como recurso didático-pedagógico para o ensino de frações facilita o aprendizado dos alunos; Mostra o estudo que o ensino de matemática com base cultural indígena promove a articulação com a matemática prescrita nos livros. Verifica-se que o estudo corrobora para o fortalecimento da identidade dos professores e alunos pataxós da Bahia. Dessa maneira conclui-se que o uso da matemática cultural tem ação promotora para facilitar o aprendizado dos alunos e fortalecimento da identidade étnica e cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14740_TB3442_10082022224811.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMENE BIANCO" "autor_nome_curto" => "GILMENE" "autor_email" => "gilmeneb@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90053 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3442 "inscrito_id" => 14740 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PATAXÓ: ETNOMATEMÁTICA, FRAÇÕES SIMPLES E INTERCULTURALIDADE" "resumo" => "O objetivo do trabalho foi investigar o ensino e aprendizagem de frações do conteúdo de ensino de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental numa escola indígena Pataxó da Bahia a partir das escrevivências dos alunos do Curso de Licenciatura Intercultural da Educação Escolar Indígena da Universidade do Estado da Bahia, Campus X. O estudo justifica-se nos principais marcos jurídicos educacionais atuais que estabelecem uma educação dentro dos princípios da educação escolar indígena. A problemática configurou-se em como estabelecer o ensino e aprendizagem de frações dentro da abordagem intercultural e da etnomatemática dos seus saberes matemáticos socioculturais com a matemática escolar indígena prescrita pelos documentos legais da atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC)para Matemática e suas Tecnologias, por meio do uso da farinha de mandioca? O caminho metodológico foi por meio da pesquisa dentro da abordagem qualitativa e nos procedimentos da pesquisa etnográfica. Para coleta de dados recorreu-se a entrevistas semiestruturadas e, para análise dos dados buscou-se a metodologia da analise textual discursiva; Verifica-se que o uso da farinha usada na culinária dos pataxós como recurso didático-pedagógico para o ensino de frações facilita o aprendizado dos alunos; Mostra o estudo que o ensino de matemática com base cultural indígena promove a articulação com a matemática prescrita nos livros. Verifica-se que o estudo corrobora para o fortalecimento da identidade dos professores e alunos pataxós da Bahia. Dessa maneira conclui-se que o uso da matemática cultural tem ação promotora para facilitar o aprendizado dos alunos e fortalecimento da identidade étnica e cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14740_TB3442_10082022224811.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMENE BIANCO" "autor_nome_curto" => "GILMENE" "autor_email" => "gilmeneb@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }