AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AUDITIVA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89074 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2246 "inscrito_id" => 9513 "titulo" => "AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AUDITIVA" "resumo" => "A importância da afetividade no desenvolvimento humano, baseia-se na afirmação que o homem desde o seu nascimento é envolvido pelo afeto, entendido aqui como um comprometimento pessoal do educador e também profissional, muito além da amizade e do carinho. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta de forma reflexiva a experiência com a afetividade entre uma professora e um aluno que possui deficiência intelectual e auditiva. Através do vivenciado, faremos reflexões sobre a prática pedagógica afetiva através do ensino de Libras, e como esta pode trazer resultados significativos para a docência. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e se configura como um estudo de caso, usando como base teórica autores como: WALLON, (1979), VYOSTSKY, (1896-1934), KRASEN (1985) FIGUEIREDO (1995), FERREIRA (1999) FREIRE (1996) entre outros que trazem contribuições sobre a importância da afetividade em sala de aula, além de LARROSA (2002) com relação ao saber da experiência e SKILIAR, (1997) sobre o ensino de Libras. Desse modo, a pesquisa traz importantes reflexões sobre como a afetividade pode trazer bons resultados para o ensino aprendizagem e contribuir para a efetivação da prática afetiva na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9513_TB2246_27072022231440.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASKARA BEATRIZ DE OLIVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "Yaskara Beatriz" "autor_email" => "beatriz15ana24@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89074 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2246 "inscrito_id" => 9513 "titulo" => "AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AUDITIVA" "resumo" => "A importância da afetividade no desenvolvimento humano, baseia-se na afirmação que o homem desde o seu nascimento é envolvido pelo afeto, entendido aqui como um comprometimento pessoal do educador e também profissional, muito além da amizade e do carinho. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta de forma reflexiva a experiência com a afetividade entre uma professora e um aluno que possui deficiência intelectual e auditiva. Através do vivenciado, faremos reflexões sobre a prática pedagógica afetiva através do ensino de Libras, e como esta pode trazer resultados significativos para a docência. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e se configura como um estudo de caso, usando como base teórica autores como: WALLON, (1979), VYOSTSKY, (1896-1934), KRASEN (1985) FIGUEIREDO (1995), FERREIRA (1999) FREIRE (1996) entre outros que trazem contribuições sobre a importância da afetividade em sala de aula, além de LARROSA (2002) com relação ao saber da experiência e SKILIAR, (1997) sobre o ensino de Libras. Desse modo, a pesquisa traz importantes reflexões sobre como a afetividade pode trazer bons resultados para o ensino aprendizagem e contribuir para a efetivação da prática afetiva na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9513_TB2246_27072022231440.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASKARA BEATRIZ DE OLIVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "Yaskara Beatriz" "autor_email" => "beatriz15ana24@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }