Paulo Freire nos provoca a pensar em questões como liberdade e conhecimento de mundo, tão caras no ambiente escolar, que nos mobiliza na prática a agirmos em favor da transformação social deste ambiente. Neste artigo, iremos tratar de como o legado de Paulo Freire pode contribuir na formação omnilateral de atletas de futebol, a partir das aulas de Educação Física Escolar, apresentando o lugar social que o indivíduo ocupa, as pressões e relações de poder que estão presentes na estrutura social como um todo, e são sentidas também na escola. Mostraremos também a importância da formação crítica e dialógica dos estudantes, a partir dos ideários freireanos. A Educação Física, como disciplina componente do currículo escolar, deve contribuir para esse processo de formação crítica. Com base no exposto acima, podemos aproximar a prática da Educação Física como esse meio de liberdade e de compreensão da dinâmica social. Procurando situar o legado freireano no emaranhado das relações que envolvem a cultura corporal, defende uma pedagogia culturalmente orientada que se caracteriza pelo respeito e valorização dos saberes e experiências dos estudantes, direcionando seus esforços na desconstrução das narrativas dominantes que justificam qualquer tentativa de desconstrução desses saberes. Além de evidenciar as contribuições de Paulo Freire para a construção de uma Educação Física mais crítica e democrática, tentamos aproximar as suas teorias à Educação Física.