CONSTRUINDO IDENTIDADES POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO ATIVIDADES DE MULTILETRAMENTOS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88142 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 259 "inscrito_id" => 10131 "titulo" => "CONSTRUINDO IDENTIDADES POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO ATIVIDADES DE MULTILETRAMENTOS" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo apresentar o projeto de leitura “Construindo identidades por meio de projetos envolvendo atividades de multiletramentos” que foi pensado a partir de duas situações. A primeira delas é a dificuldade encontrada entre os estudantes que ingressam no 2º segmento do Ensino Fundamental na atribuição de sentidos aos textos. A segunda situação refere-se ao momento de transição sofrido pelos alunos (um novo segmento com tantas novidades; e as mudanças físicas e de personalidade por que passam na fase entre a infância e a adolescência). Fundamentadas pela teoria dos Multiletramentos, as atividades foram elaboradas utilizando diferentes gêneros textuais que mantêm relação temática com o texto principal do projeto de autoria de Júlio Emílio Braz, “Felicidade não tem cor”, que tem como foco o preconceito racial, mas traz questões importantes sobre a autoaceitação. Além disso, com uma linguagem acessível, considerou-se uma obra relevante para os problemas identificados, os quais podem ser detectados não numa escola específica, mas em várias e de diferentes regiões. A sequência de atividades foi pensada para a contribuição na formação do indivíduo, já que as leituras contribuem tanto para a formação do leitor reflexivo sobre as questões da língua, como para a construção de um indivíduo mais seguro de si e de suas decisões. Dessa forma, a contribuição do trabalho atinge um público mais amplo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10131_TB259_13072022134109.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE DA COSTA SANT'ANA" "autor_nome_curto" => "Michele SantAna" "autor_email" => "prof_miche@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88142 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 259 "inscrito_id" => 10131 "titulo" => "CONSTRUINDO IDENTIDADES POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO ATIVIDADES DE MULTILETRAMENTOS" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo apresentar o projeto de leitura “Construindo identidades por meio de projetos envolvendo atividades de multiletramentos” que foi pensado a partir de duas situações. A primeira delas é a dificuldade encontrada entre os estudantes que ingressam no 2º segmento do Ensino Fundamental na atribuição de sentidos aos textos. A segunda situação refere-se ao momento de transição sofrido pelos alunos (um novo segmento com tantas novidades; e as mudanças físicas e de personalidade por que passam na fase entre a infância e a adolescência). Fundamentadas pela teoria dos Multiletramentos, as atividades foram elaboradas utilizando diferentes gêneros textuais que mantêm relação temática com o texto principal do projeto de autoria de Júlio Emílio Braz, “Felicidade não tem cor”, que tem como foco o preconceito racial, mas traz questões importantes sobre a autoaceitação. Além disso, com uma linguagem acessível, considerou-se uma obra relevante para os problemas identificados, os quais podem ser detectados não numa escola específica, mas em várias e de diferentes regiões. A sequência de atividades foi pensada para a contribuição na formação do indivíduo, já que as leituras contribuem tanto para a formação do leitor reflexivo sobre as questões da língua, como para a construção de um indivíduo mais seguro de si e de suas decisões. Dessa forma, a contribuição do trabalho atinge um público mais amplo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10131_TB259_13072022134109.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE DA COSTA SANT'ANA" "autor_nome_curto" => "Michele SantAna" "autor_email" => "prof_miche@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }