Este trabalho apresenta uma sequência didática interdisciplinar através de um projeto de práticas de ensino na área de segurança, meio-ambiente e saúde para estudantes de um curso profissionalizante da rede federal, que dialoga com os objetivos gerais, específicos e competências definidas para o egresso do curso técnico em automação industrial, conforme projeto pedagógico do curso. Este projeto teve como foco a formação técnica, mas também humana, explicitando a necessidade de desenvolvimento das habilidades sociais, tais como liderança, trabalho em equipe, comunicação assertiva, responsabilidade, criatividade. Observou-se que no desenvolvimento do projeto, o ensino em formato de projetos interdisciplinares possibilita uma aprendizagem mais significativa, além de potencializar o desenvolvimento das habilidades sociais. Ratificando o caráter qualitativo e interdisciplinar desta pesquisa, este projeto apresentou como diferencial o foco no desenvolvimento de competências técnicas e habilidades sociais em conjunto. A sequência didática interdisciplinar, a partir das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, em específico o ensino e a aprendizagem baseada em problemas (ABP), promove maior significado aos conteúdos aprendidos e potencializa as habilidades sociais. A temática de segurança, meio-ambiente e saúde é considerada de extrema importância para a formação profissionalizante e, metodologias diferenciadas de ensino, contribuem para uma comunicação assertiva com os alunos e uma maior contextualização dos assuntos a serem trabalhados com os alunos, evitando a aprendizagem puramente mecânica. Este projeto pode e deve ser continuado em outras temáticas, promovendo maior desenvolvimento técnico e humano, tanto dos alunos como dos docentes.