SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR COM FOCO NAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E HABILIDADES SOCIAIS UTILIZANDO ABP
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90512 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4171 "inscrito_id" => 16957 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR COM FOCO NAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E HABILIDADES SOCIAIS UTILIZANDO ABP" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma sequência didática interdisciplinar através de um projeto de práticas de ensino na área de segurança, meio-ambiente e saúde para estudantes de um curso profissionalizante da rede federal, que dialoga com os objetivos gerais, específicos e competências definidas para o egresso do curso técnico em automação industrial, conforme projeto pedagógico do curso. Este projeto teve como foco a formação técnica, mas também humana, explicitando a necessidade de desenvolvimento das habilidades sociais, tais como liderança, trabalho em equipe, comunicação assertiva, responsabilidade, criatividade. Observou-se que no desenvolvimento do projeto, o ensino em formato de projetos interdisciplinares possibilita uma aprendizagem mais significativa, além de potencializar o desenvolvimento das habilidades sociais. Ratificando o caráter qualitativo e interdisciplinar desta pesquisa, este projeto apresentou como diferencial o foco no desenvolvimento de competências técnicas e habilidades sociais em conjunto. A sequência didática interdisciplinar, a partir das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, em específico o ensino e a aprendizagem baseada em problemas (ABP), promove maior significado aos conteúdos aprendidos e potencializa as habilidades sociais. A temática de segurança, meio-ambiente e saúde é considerada de extrema importância para a formação profissionalizante e, metodologias diferenciadas de ensino, contribuem para uma comunicação assertiva com os alunos e uma maior contextualização dos assuntos a serem trabalhados com os alunos, evitando a aprendizagem puramente mecânica. Este projeto pode e deve ser continuado em outras temáticas, promovendo maior desenvolvimento técnico e humano, tanto dos alunos como dos docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16957_TB4171_29112022121431.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL FRANZ REICH MAGALHAES" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => "danielfrmagalhaes@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90512 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4171 "inscrito_id" => 16957 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR COM FOCO NAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E HABILIDADES SOCIAIS UTILIZANDO ABP" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma sequência didática interdisciplinar através de um projeto de práticas de ensino na área de segurança, meio-ambiente e saúde para estudantes de um curso profissionalizante da rede federal, que dialoga com os objetivos gerais, específicos e competências definidas para o egresso do curso técnico em automação industrial, conforme projeto pedagógico do curso. Este projeto teve como foco a formação técnica, mas também humana, explicitando a necessidade de desenvolvimento das habilidades sociais, tais como liderança, trabalho em equipe, comunicação assertiva, responsabilidade, criatividade. Observou-se que no desenvolvimento do projeto, o ensino em formato de projetos interdisciplinares possibilita uma aprendizagem mais significativa, além de potencializar o desenvolvimento das habilidades sociais. Ratificando o caráter qualitativo e interdisciplinar desta pesquisa, este projeto apresentou como diferencial o foco no desenvolvimento de competências técnicas e habilidades sociais em conjunto. A sequência didática interdisciplinar, a partir das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, em específico o ensino e a aprendizagem baseada em problemas (ABP), promove maior significado aos conteúdos aprendidos e potencializa as habilidades sociais. A temática de segurança, meio-ambiente e saúde é considerada de extrema importância para a formação profissionalizante e, metodologias diferenciadas de ensino, contribuem para uma comunicação assertiva com os alunos e uma maior contextualização dos assuntos a serem trabalhados com os alunos, evitando a aprendizagem puramente mecânica. Este projeto pode e deve ser continuado em outras temáticas, promovendo maior desenvolvimento técnico e humano, tanto dos alunos como dos docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16957_TB4171_29112022121431.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL FRANZ REICH MAGALHAES" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => "danielfrmagalhaes@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }