Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA CLASSE HOSPITALAR NO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM CRIANÇAS PORTADORAS DE DOENÇAS CRÔNICAS

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre as contribuições da classe hospitalar no desenvolvimento da inteligência emocional em crianças portadoras de doenças crônicas. A partir de um estudo de caso, a pesquisa revela que as doenças crônicas incidem no modo de ser e agir de pacientes, seja em abalos físicos ou emocionais, afastando a criança de casa, da escola e da rotina diária. Durante o período de internação do paciente, a classe hospitalar, enquanto espaço que garante e consolida o desenvolvimento infantil dentro de um hospital, permite às crianças reafirmarem seu protagonismo através de experiências lúdicas e literárias no enfrentamento da doença e na construção de habilidades socioemocionais. Por fim, conclui-se que a literatura e o jogo são recursos bastante utilizados para auxiliar nesse processo, abrindo caminhos para o diálogo em situações de dor e desconforto emocional.

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