O trabalho apresenta a viabilidade de aplicar uma matriz condicionada a ser utilizada normalmente nas empresas para ser usada em escolas, em específico para estudantes Quilombolas. Vale frisar que em diversas pesquisas realizadas o que muito fora visto foi sua implantação nas empresas e aqui a traremos como uma ferramenta capaz de identificar e auxiliar jovens que enfrentam seus desafios sociais numa comunidade quilombola localizada no Município de Vicência-PE. A investigação classificada em explicativa e exploratória, portanto, obteve as respostas de 16 estudantes sobre um questionário com 12 perguntas tendo como respondentes alunos da Comunidade Quilombola de Trigueiros com uma faixa etária entre 14 a 18 anos que fundamentalizou nossa pesquisa para melhor compreender a realidade desses jovens e os possíveis dilemas que enfrentam. Desta forma, este artigo aponta a Matriz GUT como colaboradora para a área da Educação contribuindo valorosamente com o trabalho aos jovens que integram a escola e que consequentemente levam consigo os desafios e problemas que enfrentam dento e fora dela e dessa maneira pode se iniciar um processo de solução. Seu objetivo está atrelado a investigar os problemas sociais que eles enfrentam, conforme visto na pesquisa exploratória e desta maneira aplicar a Matriz. Esta arguição concedida de uma proposta inovadora traz grandes significados para o mundo da administração e da educação, corporificando-a ainda mais e refletindo sobre os válidos resultados que as duas unidas podem levar para a sociedade. A Matriz GUT aliada a Educação.