JUVENTUDES E PROJETO DE VIDA: REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88242 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 396 "inscrito_id" => 12261 "titulo" => "JUVENTUDES E PROJETO DE VIDA: REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL" "resumo" => "Em meados da década de 1960, as pesquisas sobre juventudes no campo da Sociologia brasileira, influenciadas pelos trabalhos de Karl Mannheim, ganharam um maior destaque nas produções das Ciências Humanas e Sociais. Desde então, diversas reflexões que abrangem as juventudes foram fomentadas e amplamente difundidas, a exemplo da importância da escola como instituição sociocultural instigadora para as construções dos projetos de vida dos(as) estudantes. A presente pesquisa tem por objetivo analisar a importância e as contribuições da disciplina de Projeto de Vida - implementada nas grades curriculares de ensino a partir da Lei Nº 13.415/2017 - para os(as) estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA I.P Matões, considerando os sentidos e significados produzidos por jovens, e destacar como as categorias escola/educação, trabalho e família aparecem e a importância que elas têm sobre o processo. Dessa forma, pretende-se contribuir com a ampliação das discussões acadêmicas sobre o tema e proporcionar à escola pesquisada, junto ao seu corpo gestor, docente e discente, uma reflexão mais ampla sobre a relevância da disciplina mencionada e como esta contribui para a transformação social de seus(suas) estudantes. A pesquisa em questão está sendo construída através de uma abordagem metodológica qualitativa, com análises bibliográficas, documentais e pesquisa de campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12261_TB396_17062022220405.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ CARLOS GOMES DE BRITO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "LUIZ CARLOS JR." "autor_email" => "carlosjrkem@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88242 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 396 "inscrito_id" => 12261 "titulo" => "JUVENTUDES E PROJETO DE VIDA: REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL" "resumo" => "Em meados da década de 1960, as pesquisas sobre juventudes no campo da Sociologia brasileira, influenciadas pelos trabalhos de Karl Mannheim, ganharam um maior destaque nas produções das Ciências Humanas e Sociais. Desde então, diversas reflexões que abrangem as juventudes foram fomentadas e amplamente difundidas, a exemplo da importância da escola como instituição sociocultural instigadora para as construções dos projetos de vida dos(as) estudantes. A presente pesquisa tem por objetivo analisar a importância e as contribuições da disciplina de Projeto de Vida - implementada nas grades curriculares de ensino a partir da Lei Nº 13.415/2017 - para os(as) estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA I.P Matões, considerando os sentidos e significados produzidos por jovens, e destacar como as categorias escola/educação, trabalho e família aparecem e a importância que elas têm sobre o processo. Dessa forma, pretende-se contribuir com a ampliação das discussões acadêmicas sobre o tema e proporcionar à escola pesquisada, junto ao seu corpo gestor, docente e discente, uma reflexão mais ampla sobre a relevância da disciplina mencionada e como esta contribui para a transformação social de seus(suas) estudantes. A pesquisa em questão está sendo construída através de uma abordagem metodológica qualitativa, com análises bibliográficas, documentais e pesquisa de campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12261_TB396_17062022220405.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ CARLOS GOMES DE BRITO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "LUIZ CARLOS JR." "autor_email" => "carlosjrkem@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }