Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ: A VIVÊNCIA DO DESFILE CÍVICO 2022 EM VICÊNCIA-PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90902
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4733
    "inscrito_id" => 17920
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ: A VIVÊNCIA DO DESFILE CÍVICO 2022 EM VICÊNCIA-PE"
    "resumo" => "Este trabalho discute a educação na promoção da cultura de paz, a partir do desfile cívico de Vicência-PE e da vivência da comunidade escolar quanto ao tema. Após dois anos ausente das ruas, o município retomou o tradicional desfile cívico, organizado pela Secretaria Municipal de Educação. A partir do trabalho da Coordenação para Promoção da Cultura de Paz e Equidade Étnico-Racial (PCPEER), o desfile integrou o trabalho da equipe, expondo para a sociedade o conceito da cultura de paz e seus princípios, expressado pelas escolas engajadas na luta por uma educação para paz, com faixas, placas, cartazes, apresentações de dança e teatrais. Conceitualmente, a cultura de paz entende que violência é uma construção social, um comportamento reproduzido em diversos ambientes, que pode ser superado e abolido socialmente; nesse sentido, se objetiva a enfrentar esta realidade propondo uma cultura não-violenta, que deve ser difundida em todos os espaços. Garantir ambientes saudáveis e livres de opressões é um dever social, que coopera no processo de desenvolvimento humano. E na educação auxilia o processo educativo de alunas/os, tornando a política educacional um ponto de partida estratégico para a difusão da cultura de paz na sociedade. Participaram do desfile cívico, 22 (vinte e duas) escolas, sendo elas urbanas (municipais, estaduais e particulares), rurais, e quilombola. A metodologia deste trabalho se enquadra no espectro qualitativo, ao passo que apresenta as vivências e experiências das escolas nas ruas, no que concerne a uma educação para promoção da cultura de paz. Os resultados são o envolvimento de centenas de alunos/as, professores/as e comunidade vicenciana. Foram apresentados temas sobre preservação do planeta, respeito à vida, solidariedade, combate à violência, direitos humanos, educação e diversidade. Promover esta cultura nos ambientes escolares e comunitários fortalece a sociedade, ao educar crianças, adolescentes, jovens e adultos com princípios não violentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17920_TB4733_29092022113239.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMAYANE KAMILA FERREIRA LIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAMAYANE"
    "autor_email" => "kamila_ferreira@outlook.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90902
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4733
    "inscrito_id" => 17920
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ: A VIVÊNCIA DO DESFILE CÍVICO 2022 EM VICÊNCIA-PE"
    "resumo" => "Este trabalho discute a educação na promoção da cultura de paz, a partir do desfile cívico de Vicência-PE e da vivência da comunidade escolar quanto ao tema. Após dois anos ausente das ruas, o município retomou o tradicional desfile cívico, organizado pela Secretaria Municipal de Educação. A partir do trabalho da Coordenação para Promoção da Cultura de Paz e Equidade Étnico-Racial (PCPEER), o desfile integrou o trabalho da equipe, expondo para a sociedade o conceito da cultura de paz e seus princípios, expressado pelas escolas engajadas na luta por uma educação para paz, com faixas, placas, cartazes, apresentações de dança e teatrais. Conceitualmente, a cultura de paz entende que violência é uma construção social, um comportamento reproduzido em diversos ambientes, que pode ser superado e abolido socialmente; nesse sentido, se objetiva a enfrentar esta realidade propondo uma cultura não-violenta, que deve ser difundida em todos os espaços. Garantir ambientes saudáveis e livres de opressões é um dever social, que coopera no processo de desenvolvimento humano. E na educação auxilia o processo educativo de alunas/os, tornando a política educacional um ponto de partida estratégico para a difusão da cultura de paz na sociedade. Participaram do desfile cívico, 22 (vinte e duas) escolas, sendo elas urbanas (municipais, estaduais e particulares), rurais, e quilombola. A metodologia deste trabalho se enquadra no espectro qualitativo, ao passo que apresenta as vivências e experiências das escolas nas ruas, no que concerne a uma educação para promoção da cultura de paz. Os resultados são o envolvimento de centenas de alunos/as, professores/as e comunidade vicenciana. Foram apresentados temas sobre preservação do planeta, respeito à vida, solidariedade, combate à violência, direitos humanos, educação e diversidade. Promover esta cultura nos ambientes escolares e comunitários fortalece a sociedade, ao educar crianças, adolescentes, jovens e adultos com princípios não violentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17920_TB4733_29092022113239.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMAYANE KAMILA FERREIRA LIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAMAYANE"
    "autor_email" => "kamila_ferreira@outlook.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho discute a educação na promoção da cultura de paz, a partir do desfile cívico de Vicência-PE e da vivência da comunidade escolar quanto ao tema. Após dois anos ausente das ruas, o município retomou o tradicional desfile cívico, organizado pela Secretaria Municipal de Educação. A partir do trabalho da Coordenação para Promoção da Cultura de Paz e Equidade Étnico-Racial (PCPEER), o desfile integrou o trabalho da equipe, expondo para a sociedade o conceito da cultura de paz e seus princípios, expressado pelas escolas engajadas na luta por uma educação para paz, com faixas, placas, cartazes, apresentações de dança e teatrais. Conceitualmente, a cultura de paz entende que violência é uma construção social, um comportamento reproduzido em diversos ambientes, que pode ser superado e abolido socialmente; nesse sentido, se objetiva a enfrentar esta realidade propondo uma cultura não-violenta, que deve ser difundida em todos os espaços. Garantir ambientes saudáveis e livres de opressões é um dever social, que coopera no processo de desenvolvimento humano. E na educação auxilia o processo educativo de alunas/os, tornando a política educacional um ponto de partida estratégico para a difusão da cultura de paz na sociedade. Participaram do desfile cívico, 22 (vinte e duas) escolas, sendo elas urbanas (municipais, estaduais e particulares), rurais, e quilombola. A metodologia deste trabalho se enquadra no espectro qualitativo, ao passo que apresenta as vivências e experiências das escolas nas ruas, no que concerne a uma educação para promoção da cultura de paz. Os resultados são o envolvimento de centenas de alunos/as, professores/as e comunidade vicenciana. Foram apresentados temas sobre preservação do planeta, respeito à vida, solidariedade, combate à violência, direitos humanos, educação e diversidade. Promover esta cultura nos ambientes escolares e comunitários fortalece a sociedade, ao educar crianças, adolescentes, jovens e adultos com princípios não violentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.