Entende-se que o Geopark Araripe se divide em geossítios distribuídos na região do cariri e apresentam uma grande riqueza em diversidades biológicas. O estudo tem como foco o Geossítio Riacho do Meio, localizado na cidade de Barbalha-CE, que apresenta uma grande diversidade biologica de fauna e flora. O objetivo desse trabalho é mostrar de que forma o geossítio pode ser utilizado como instrumento para promover a educação científica e a valorização de espaços não formais para educação, mostrar como a utilização desses espaços podem impactar de forma positiva a vida escolar, socioambiental, social e socioeconômica dos estudantes unindo a teoria e a pratica. Busca-se despertar o interesse dos professores em utilizar esses espaços não formais como ferramenta para conciliar a prática com a teoria, aumentado as alternativas de ensino e a facilitação de absorção do conhecimento com foco em uma aprendizagem significativa, onde o estudante consiga se tornar protagonista e ser um sujeito critico, ativo e reflexivo a partir dessas experiências vividas no contexto escolar. Utilizou-se as metodologias de pesquisa bibliográfica visando a coleta de dados em artigos e livros, que abordam precisamente o tema. E a pesquisa de campo no espaço proporcionou uma grande fundamentação do espaço geográfico. Como resultados destaca-se o Geossítio Riacho do meio como um ambiente propício para correlacionar os conteúdos do ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano, conforme os documentos norteadores da educação básica nacional. Conclui-se a pesquisa com grande aporte teórico e uma gama de opções para o educador trabalhar o ensino de ciências em espaços não formais dentro das suas metodologias ativas com enfoque na atividade prática e fora do ambiente escolar formal.