Este trabalho versa sobre a educação escolar indígena, com foco na experiência do ensino de Ciências direcionado para o contexto da comunidade Sucuba, localizada no estado de Roraima e constituída por indivíduos das etnias indígenas Wapichana e Macuxi. A pesquisa apresentada é fruto do seguinte questionamento: Como desenvolver o Método Indutivo Intercultural na disciplina de Ciências de modo a incorporar ao seu currículo o conhecimento advindo das tradições populares em uma escola indígena? A pesquisa teve por objetivo: Promover o processo de ensino-aprendizagem em ecologia, com discentes de uma escola indígena na perspectiva do Método Indutivo Intercultural, a partir dos conhecimentos e saberes populares da comunidade indígena Sucuba, localizada no município de Alto Alegre. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e descritiva, executada através da pratica da observação participante. O objeto de pesquisa foram 20 alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Indígena Riachuelo. A elaboração da pesquisa ocorreu em três etapas: na primeira, foi realizado o diagnóstico inicial para o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os conhecimentos tradicionais e temas centrais de Ecologia; na segunda etapa, foi elaborada uma sequência didática com o propósito de trabalhar os conceitos relacionados ao tema ecologia, juntamente com os conhecimentos tradicionais; a terceira etapa e última etapa, a construção do calendário socionatural, através do Método Indutivo Intercultural no processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Resultou que ao final da pesquisa, conseguimos compreender quais os conhecimentos dos alunos sobre a comunidade, e suas interações com o meio ambiente.