O trabalho baseia-se na necessidade de trazer à baila reflexões sobre conceito de lugar, abordado na geografia, partindo da premissa do método educativo de Paulo Freire o qual prioriza a educação a partir do contexto cultural do educando. Metodologicamente, recorreu-se à pesquisas bibliográficas e relato de experiência vivenciadas em duas turmas do 9° ano da Escola Estadual União do Povo de Cidade Nova, localizada na Zona Oeste da cidade de do Natal/RN. Assim, buscou-se elucidar o ensino da geografia através de uma educação transformadora que procura fugir da práxis tradicional abordada durante anos em escolas públicas e privadas, a qual é taxada como uma disciplina de caráter descritiva e bancária. Amparando-se na pedagogia Freireana, buscou-se trabalhar o conceito do lugar, por meio do espaço de vivência dos alunos e no despertar da consciência de sua relação de pertencimento à sua cidade, bairro e/ou na comunidade. Nesse sentido os alunos passam a perceber a necessidade de ser um agente social que busca zelar e melhorar o seu lugar no mundo. Foi orientado aos estudantes a escrita de uma carta em que os mesmos pudessem expor os motivos daquele local ser o seu lugar geográfico e quais melhorias esperavam em relação à Escola, colocando em prática a ação política e a consolidação do conceito. Os resultados mostram que compreender a relação de pertencimento desperta a necessidade dos educandos de lutar para que esse espaço seja melhor, estimulando uma reflexão crítica dos alunos e, da prática docente dos professores de geografia sobre como está sendo abordado os conceitos geográficos em sala de aula e como a sua abordagem influenciará na concepção holística do estudante e na sua formação como um ser político e social.