APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE ESTADO DA ARTE EM PERIÓDICOS NACIONAIS.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89126 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2320 "inscrito_id" => 14144 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE ESTADO DA ARTE EM PERIÓDICOS NACIONAIS." "resumo" => "Este estudo teve como objetivo analisar o estado da arte sobre Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para o ensino de Química em periódicos nacionais no período de 2017 a 2021. Para tal proposito ressaltamos a importância de inserção da ABP no ensino de Química, destacando que uso de problemas pode ajudar os estudantes a agirem de maneira ativa no processo de ensino e aprendizagem, bem como compreender a importância dos múltiplos conhecimentos da Química para sua formação cidadã. Nesse sentido, a ABP enfatiza a necessidade da ação ativa de professores e estudantes, bem como para a construção e reflexão de problemas reais como caminho para compreensão dos diferentes conceitos químicos que cerca a sociedade. Assim, este estudo compreende-se coma uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir de um estudo bibliográfico de estado da arte. Para tanto, analisamos cinco periódicos nacionais, quais sejam: Investigação no ensino de Ciências; Revista Brasileira de ensino das Ciências; Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências; Contexto e Educação; e Revista Debates no Ensino de Química, nas edições entre os anos 2017 a 2021. Os resultados apontam uma crescente em estudos acerca da temática da ABP para o ensino de Química, sobretudo voltado para Resolução de Problemas, Situações-problema e Ensino por investigação. Também foi possível identificar que existem pesquisas que investigam acerca das relações sobre problema e exercício no ensino de Química. Além do mais, observou-se que a ABP se insere maiormente como uma estratégia e não como uma metodologia no âmbito da educação básica. Por fim, ainda apresenta poucos estudos atrelados a investigações sobre formação docente, e sua utilização como metodologia no Ensino Médio e Ensino Superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14144_TB2320_30112022210843.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAKELINE DOS SANTOS GUERRA" "autor_nome_curto" => "JAKELINE GUERRA" "autor_email" => "jakelinesantos314@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89126 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2320 "inscrito_id" => 14144 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE ESTADO DA ARTE EM PERIÓDICOS NACIONAIS." "resumo" => "Este estudo teve como objetivo analisar o estado da arte sobre Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para o ensino de Química em periódicos nacionais no período de 2017 a 2021. Para tal proposito ressaltamos a importância de inserção da ABP no ensino de Química, destacando que uso de problemas pode ajudar os estudantes a agirem de maneira ativa no processo de ensino e aprendizagem, bem como compreender a importância dos múltiplos conhecimentos da Química para sua formação cidadã. Nesse sentido, a ABP enfatiza a necessidade da ação ativa de professores e estudantes, bem como para a construção e reflexão de problemas reais como caminho para compreensão dos diferentes conceitos químicos que cerca a sociedade. Assim, este estudo compreende-se coma uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir de um estudo bibliográfico de estado da arte. Para tanto, analisamos cinco periódicos nacionais, quais sejam: Investigação no ensino de Ciências; Revista Brasileira de ensino das Ciências; Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências; Contexto e Educação; e Revista Debates no Ensino de Química, nas edições entre os anos 2017 a 2021. Os resultados apontam uma crescente em estudos acerca da temática da ABP para o ensino de Química, sobretudo voltado para Resolução de Problemas, Situações-problema e Ensino por investigação. Também foi possível identificar que existem pesquisas que investigam acerca das relações sobre problema e exercício no ensino de Química. Além do mais, observou-se que a ABP se insere maiormente como uma estratégia e não como uma metodologia no âmbito da educação básica. Por fim, ainda apresenta poucos estudos atrelados a investigações sobre formação docente, e sua utilização como metodologia no Ensino Médio e Ensino Superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14144_TB2320_30112022210843.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAKELINE DOS SANTOS GUERRA" "autor_nome_curto" => "JAKELINE GUERRA" "autor_email" => "jakelinesantos314@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }