RPG, AMONG US E UMA "VIAGEM PARA MARTE": AULAS DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88279 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 444 "inscrito_id" => 12467 "titulo" => "RPG, AMONG US E UMA "VIAGEM PARA MARTE": AULAS DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA." "resumo" => "Este artigo versa sobre a partilha e análise de uma experiência pedagógica realizada com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II envolvendo a produção e execução de um role-playing game (RPG) ou jogo de interpretação de personagens. Tomando como perspectiva o aporte teórico-metodológico no Ensino de Ciências, buscou-se compreender a relação entre os conhecimentos relacionados ao tema “Sistema Solar e Universo” e a proposta pedagógica, bem como, avaliar a dinâmica com o jogo diante do ensino remoto devido à pandemia de COVID-19. Esta sequência didática caracteriza-se pela perspectiva metodológica qualitativa, seja pelo caráter interpretativo das produções, seja pela investigação do percurso que levou a tais resultados. O jogo foi desenvolvidos em momentos síncronos e assíncronos com os estudantes. Para tanto, contamos com a plataforma de vídeochamadas Google Meet, o livro didático de Ciências, recursos audiovisuais em plataformas de streaming, em interface com sucesso do jogo Among Us e as reverberações das empreitadas de Elon Musk rumo a Marte. Os resultados apresentados combinam a análise do percurso do RPG, o relato da experiência feito no pós-jogo, o dossiê produzido pelos grupos e os relatos descritos no diário de bordo. A partir da relação entre estes fatores foi possível compreender o processo de significação da aprendizagem nesta proposta pedagógica, rumo a inserção do RPG em ações educativas em suas mais variadas temáticas, sendo uma potência emergente para atividades pedagógicas no campo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12467_TB444_09082022190858.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "João Paulo" "autor_email" => "jota.biologia.uefs@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88279 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 444 "inscrito_id" => 12467 "titulo" => "RPG, AMONG US E UMA "VIAGEM PARA MARTE": AULAS DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA." "resumo" => "Este artigo versa sobre a partilha e análise de uma experiência pedagógica realizada com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II envolvendo a produção e execução de um role-playing game (RPG) ou jogo de interpretação de personagens. Tomando como perspectiva o aporte teórico-metodológico no Ensino de Ciências, buscou-se compreender a relação entre os conhecimentos relacionados ao tema “Sistema Solar e Universo” e a proposta pedagógica, bem como, avaliar a dinâmica com o jogo diante do ensino remoto devido à pandemia de COVID-19. Esta sequência didática caracteriza-se pela perspectiva metodológica qualitativa, seja pelo caráter interpretativo das produções, seja pela investigação do percurso que levou a tais resultados. O jogo foi desenvolvidos em momentos síncronos e assíncronos com os estudantes. Para tanto, contamos com a plataforma de vídeochamadas Google Meet, o livro didático de Ciências, recursos audiovisuais em plataformas de streaming, em interface com sucesso do jogo Among Us e as reverberações das empreitadas de Elon Musk rumo a Marte. Os resultados apresentados combinam a análise do percurso do RPG, o relato da experiência feito no pós-jogo, o dossiê produzido pelos grupos e os relatos descritos no diário de bordo. A partir da relação entre estes fatores foi possível compreender o processo de significação da aprendizagem nesta proposta pedagógica, rumo a inserção do RPG em ações educativas em suas mais variadas temáticas, sendo uma potência emergente para atividades pedagógicas no campo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12467_TB444_09082022190858.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "João Paulo" "autor_email" => "jota.biologia.uefs@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }