O presente trabalho teve como temática a Educação Ambiental no âmbito escolar, permitindo analisar as questões ambientais no decorrer da história e seus conceitos definidos e aplicados na sustentabilidade. A pesquisa foi realizada com quarenta(40) estudantes da educação básica, matriculados na Escola Estadual Daniel Martins Moura, no município de Rondonópolis- MT, nos 1° Ano do Ensino Médio, nas turmas D, E, F, trabalhado na disciplina de Eletiva de Ciências da Natureza. Foi realizado a partir de um questionamento, onde os professores buscaram identificar o grau de conhecimento que os alunos já possuem sobre educação ambiental e quais os cuidados eles realizam. O objetivo foi analisar juntamente com os estudantes sobre a sociedade do consumo e seus riscos, consequentemente sensibilizar os mesmos para o consumo consciente, a partir de uma análise conceitual e bibliográfica baseada em Chassot. A pesquisa foi realizada de forma quantitativa, através de um questionário, com questões fechadas sobre a temática ambiental na escola e fora do espaço escolar, o questionário foi realizado por meio do Google Forms. Assim, foi possível uma análise e reflexão sobre Educação ambiental e sua relevância na escola e na sociedade. Após a aplicação, foi possível analisar e refletir sobre a relevância dos dados coletados. Diante disso, a fundamentação teórica apresenta de forma sucinta a importância da Educação Ambiental, e conforme os dados coletados foi possível perceber de forma sucinta a importância do ensino da educação ambiental, no processo pedagógico e para formação do um cidadão crítico e atuante na sociedade.