O USO DE FORMULÁRIOS GAMIFICADOS COMO AUXÍLIO NO ENSINO DO CONTEÚDO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89837 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3180 "inscrito_id" => 15160 "titulo" => "O USO DE FORMULÁRIOS GAMIFICADOS COMO AUXÍLIO NO ENSINO DO CONTEÚDO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO" "resumo" => "O ato de ensinar química pode ser desafiador, alguns conteúdos apresentam características abstratas que dificultam a aprendizagem dos discentes. Sabendo disso, o objetivo deste trabalho é analisar o uso de formulários gamificados como auxílio na avaliação do ensino do conteúdo de equilíbrio químico, utilizando a plataforma “ClassCraft”. Implementamos essa ideia em uma turma de 4° ano do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Pau dos Ferros-RN. A turma foi dividida em seis grupos, com isso eles tiveram que trabalhar em grupo para que o mesmo ganhasse muitos pontos, como também trabalharam o individual, já que esses pontos eram conquistados individualmente e em seguida era realizado um somatório com todos os membros do grupo. Para avaliarmos a proposta de intervenção, realizamos uma pesquisa qualitativa através de um questionário de opinião, e quantitativa observando o resultado dos pontos obtidos durante a aplicação do jogo. Os dados coletados indicaram um resultado satisfatório, os alunos demonstraram aprendizagem em química realizando as atividades gamificadas. O que reforça esse efeito positivo foram os resultados obtidos na avaliação realizada pelo professor. Portanto, é considerável a utilização dessa estratégia para o ensino de química, fortalecendo a motivação através da ludicidade, o trabalho em grupo e criatividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15160_TB3180_10082022193701.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO EDGLEISON ALVES OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Edgleison" "autor_email" => "edgleison.fd@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89837 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3180 "inscrito_id" => 15160 "titulo" => "O USO DE FORMULÁRIOS GAMIFICADOS COMO AUXÍLIO NO ENSINO DO CONTEÚDO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO" "resumo" => "O ato de ensinar química pode ser desafiador, alguns conteúdos apresentam características abstratas que dificultam a aprendizagem dos discentes. Sabendo disso, o objetivo deste trabalho é analisar o uso de formulários gamificados como auxílio na avaliação do ensino do conteúdo de equilíbrio químico, utilizando a plataforma “ClassCraft”. Implementamos essa ideia em uma turma de 4° ano do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Pau dos Ferros-RN. A turma foi dividida em seis grupos, com isso eles tiveram que trabalhar em grupo para que o mesmo ganhasse muitos pontos, como também trabalharam o individual, já que esses pontos eram conquistados individualmente e em seguida era realizado um somatório com todos os membros do grupo. Para avaliarmos a proposta de intervenção, realizamos uma pesquisa qualitativa através de um questionário de opinião, e quantitativa observando o resultado dos pontos obtidos durante a aplicação do jogo. Os dados coletados indicaram um resultado satisfatório, os alunos demonstraram aprendizagem em química realizando as atividades gamificadas. O que reforça esse efeito positivo foram os resultados obtidos na avaliação realizada pelo professor. Portanto, é considerável a utilização dessa estratégia para o ensino de química, fortalecendo a motivação através da ludicidade, o trabalho em grupo e criatividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15160_TB3180_10082022193701.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO EDGLEISON ALVES OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Edgleison" "autor_email" => "edgleison.fd@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }