RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA REVISÃO SITEMÁTICA SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA SOBRE A APRENDIZAGEM NO BRASIL E NO MUNDO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90855 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4648 "inscrito_id" => 17767 "titulo" => "RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA REVISÃO SITEMÁTICA SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA SOBRE A APRENDIZAGEM NO BRASIL E NO MUNDO" "resumo" => "Com a pandemia do COVID19, houve a interrupção das aulas presenciais, substituindo assim o ensino remoto e trazendo impactos às experiências e práticas de pais e professores de escolares nos anos iniciais iniciais de alfabetização. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática e analisar o impacto da pandemia na aprendizagem de escolares nos anos iniciais de alfabetização segundo as experiências e práticas de pais e professores. Trata-se de uma revisão sistemática, de acordo com o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews e Meta-Analyzes (PRISMA). Foi utilizada a plataforma PUBMED, seguindo os seguintes critérios: inclusão e exclusão. Os descritores selecionados foram: elementary school AND COVID-19, elementary school AND pandemic, elementary school AND SARS-CoV-2. Os resultados indicaram 260 referências, sendo analisados 2 artigos em texto completo que se encaixavam dentro dos critérios. Foi visto que alunos e pais se mostraram entusiasmados na fase inicial do aprendizado online, porém após um tempo foi possível observar que os pais estavam estressados com muitas queixas e preocupações e os filhos sobrecarregados. Além disso, os artigos mostraram também que segundo os pais a maioria dos professores não utilizou tempo de instrução suficiente e/ou de qualidade para instruir os escolares quanto às aulas online. Outra queixa frequente em ambos os artigos foi da necessidade do apoio parental durante e após as aulas online além do suporte oferecido pela escola. Conclui-se que de 260 artigos, apenas 2 seguiram os critérios de inclusão e de exclusão, para a base Pubmed. Destaca-se que no Brasil pesquisas e estudos ainda são muito escassos, resultando num atraso em comparação com outros países." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID17767_TB4648_07102022143103.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE DA VEIGA SILVA AMORIM" "autor_nome_curto" => "LILIANE" "autor_email" => "lilianeelitao@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90855 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4648 "inscrito_id" => 17767 "titulo" => "RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA REVISÃO SITEMÁTICA SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA SOBRE A APRENDIZAGEM NO BRASIL E NO MUNDO" "resumo" => "Com a pandemia do COVID19, houve a interrupção das aulas presenciais, substituindo assim o ensino remoto e trazendo impactos às experiências e práticas de pais e professores de escolares nos anos iniciais iniciais de alfabetização. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática e analisar o impacto da pandemia na aprendizagem de escolares nos anos iniciais de alfabetização segundo as experiências e práticas de pais e professores. Trata-se de uma revisão sistemática, de acordo com o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews e Meta-Analyzes (PRISMA). Foi utilizada a plataforma PUBMED, seguindo os seguintes critérios: inclusão e exclusão. Os descritores selecionados foram: elementary school AND COVID-19, elementary school AND pandemic, elementary school AND SARS-CoV-2. Os resultados indicaram 260 referências, sendo analisados 2 artigos em texto completo que se encaixavam dentro dos critérios. Foi visto que alunos e pais se mostraram entusiasmados na fase inicial do aprendizado online, porém após um tempo foi possível observar que os pais estavam estressados com muitas queixas e preocupações e os filhos sobrecarregados. Além disso, os artigos mostraram também que segundo os pais a maioria dos professores não utilizou tempo de instrução suficiente e/ou de qualidade para instruir os escolares quanto às aulas online. Outra queixa frequente em ambos os artigos foi da necessidade do apoio parental durante e após as aulas online além do suporte oferecido pela escola. Conclui-se que de 260 artigos, apenas 2 seguiram os critérios de inclusão e de exclusão, para a base Pubmed. Destaca-se que no Brasil pesquisas e estudos ainda são muito escassos, resultando num atraso em comparação com outros países." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID17767_TB4648_07102022143103.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE DA VEIGA SILVA AMORIM" "autor_nome_curto" => "LILIANE" "autor_email" => "lilianeelitao@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }