A ALFABETIZAÇÃO E OS MULTILETRAMENTOS EM SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 NO CONTEXTO PANDÊMICO EMERGECIAL: REFLETIDO OS AVANÇOS E APRENDIZAGENS DA COMUNIDADE ESCOLAR
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89276 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2520 "inscrito_id" => 15000 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO E OS MULTILETRAMENTOS EM SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 NO CONTEXTO PANDÊMICO EMERGECIAL: REFLETIDO OS AVANÇOS E APRENDIZAGENS DA COMUNIDADE ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo trata-se de um estudo exploratório e de abordagem qualitativa, que busca explorar a relação entre a educação, a alfabetização e os letramentos digitais em tempos de distanciamento social, durante a pandemia do Coronavírus( Covid-19). Neste estudo, buscou-se fazer uma reflexão sobre as implicações da Covid-19 nas práticas de ensino em alfabetização e nos multiletramentos, bem como, também compreender os avanços, as aprendizagens, ganhos e perdas da comunidade escolar no período da pandemia, que contribuirão para uma autorreflexão sobre a Instituição que almejamos ter nos próximos anos. Queremos voltar o ensino como antes do período pandêmico? Ou reformar o espaço, informatizando a escola e seus processos formativos? O texto apoia-se numa abordagem histórica de conceitos fundamentados acerca de como se dá a alfabetização e os multiletramentos na séries iniciais do Ensino Fundamental I. Baseou-se nas ideiаs de Soаres (2019, 2020), Rojo (2009), Street (2013), entre outros аutores. Através do método observаcionаl, constatou-se a importância de compreendermos а reаlidаde das práticаs pedаgógicаs que comtemplam o multiletramento digital a serviço da potencialização do processo de ensino-aprendizagem, bem como, se faz necessário a discussão e a formação de Políticas Públicas veementes que garantam a continuidade de trabalhos que conduzam a uma reflexão sobre os novos caminhos que levem ao processo de alfabetização concomitante com o multiletramento, seja ele remoto, híbrido ou presencial" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID15000_TB2520_22082022225344.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENILDA INÁCIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LENILDA" "autor_email" => "ellensantos201055@hotmail" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEIÓ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89276 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2520 "inscrito_id" => 15000 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO E OS MULTILETRAMENTOS EM SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 NO CONTEXTO PANDÊMICO EMERGECIAL: REFLETIDO OS AVANÇOS E APRENDIZAGENS DA COMUNIDADE ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo trata-se de um estudo exploratório e de abordagem qualitativa, que busca explorar a relação entre a educação, a alfabetização e os letramentos digitais em tempos de distanciamento social, durante a pandemia do Coronavírus( Covid-19). Neste estudo, buscou-se fazer uma reflexão sobre as implicações da Covid-19 nas práticas de ensino em alfabetização e nos multiletramentos, bem como, também compreender os avanços, as aprendizagens, ganhos e perdas da comunidade escolar no período da pandemia, que contribuirão para uma autorreflexão sobre a Instituição que almejamos ter nos próximos anos. Queremos voltar o ensino como antes do período pandêmico? Ou reformar o espaço, informatizando a escola e seus processos formativos? O texto apoia-se numa abordagem histórica de conceitos fundamentados acerca de como se dá a alfabetização e os multiletramentos na séries iniciais do Ensino Fundamental I. Baseou-se nas ideiаs de Soаres (2019, 2020), Rojo (2009), Street (2013), entre outros аutores. Através do método observаcionаl, constatou-se a importância de compreendermos а reаlidаde das práticаs pedаgógicаs que comtemplam o multiletramento digital a serviço da potencialização do processo de ensino-aprendizagem, bem como, se faz necessário a discussão e a formação de Políticas Públicas veementes que garantam a continuidade de trabalhos que conduzam a uma reflexão sobre os novos caminhos que levem ao processo de alfabetização concomitante com o multiletramento, seja ele remoto, híbrido ou presencial" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID15000_TB2520_22082022225344.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENILDA INÁCIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LENILDA" "autor_email" => "ellensantos201055@hotmail" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEIÓ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }