EDUCAÇÃO FÍSICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA:VIVÊNCIAS NO CONTEXTO DE JOVENS E ADULTOS NO IFPA CASTANHAL.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90174 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3595 "inscrito_id" => 15848 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA:VIVÊNCIAS NO CONTEXTO DE JOVENS E ADULTOS NO IFPA CASTANHAL." "resumo" => "Esta escrita consiste em um relato de experiência referente a prática pedagógica relacionada à disciplina de educação física no contexto de jovens e adultos do curso integrado em agropecuária do instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal. Apresenta como objetivo compartilhar os elementos norteadores da prática pedagógica considerando a educação física para as turmas de jovens e adultos do IFPA castanhal. As trilhas metodológicas foram estruturadas a partir das tessituras teóricas: Charlot (2000), Brandão (2002), Brandão (2010); Darido (2005); Bregolato (2007), Coletivo de Autores (2009) e Freire (2014). Diante desse contexto a proposta desta escrita apresenta um alcance transformador sobre a compreensão da educação física, evidenciando o seu papel social, cultural, educacional, econômico e político contribuindo não somente para a formação humana como também profissional. As construções docentes perpassaram por processos pertinentes: como aproximação com as turmas de jovens e adultos, posteriormente a busca pelos diálogos e vivências que pudessem interagir com os saberes próprios dos sujeitos envolvidos. Outro elemento importante diz respeito a condução da disciplina estruturada na organização do tempo escola e tempo comunidade, onde os estudantes apresentam um calendário letivo especifico. Assim acontecem as aproximações com o contexto da comunidade, traçando para além da apropriação do conteúdo, a compreensão das identidades de movimento e relações sócio culturais envolvidas nas práticas corporais. Essa perspectiva vive uma dinâmica de interação constante com as trajetórias de vidas e comunitárias, onde a formação também está envolvida pela expectativas daqueles que compartilham das mesmas realidades. Dessa forma, a prática pedagógica da educação física é despertada para romper fronteiras conteúdistas, adentrando em novos percursos formativos, os quais exigem processos críticos reflexivos e transformadores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID15848_TB3595_10082022235148.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEY SILVA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "SHIRLEY" "autor_email" => "shirley.nascimento@ifpa.e" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90174 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3595 "inscrito_id" => 15848 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA:VIVÊNCIAS NO CONTEXTO DE JOVENS E ADULTOS NO IFPA CASTANHAL." "resumo" => "Esta escrita consiste em um relato de experiência referente a prática pedagógica relacionada à disciplina de educação física no contexto de jovens e adultos do curso integrado em agropecuária do instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal. Apresenta como objetivo compartilhar os elementos norteadores da prática pedagógica considerando a educação física para as turmas de jovens e adultos do IFPA castanhal. As trilhas metodológicas foram estruturadas a partir das tessituras teóricas: Charlot (2000), Brandão (2002), Brandão (2010); Darido (2005); Bregolato (2007), Coletivo de Autores (2009) e Freire (2014). Diante desse contexto a proposta desta escrita apresenta um alcance transformador sobre a compreensão da educação física, evidenciando o seu papel social, cultural, educacional, econômico e político contribuindo não somente para a formação humana como também profissional. As construções docentes perpassaram por processos pertinentes: como aproximação com as turmas de jovens e adultos, posteriormente a busca pelos diálogos e vivências que pudessem interagir com os saberes próprios dos sujeitos envolvidos. Outro elemento importante diz respeito a condução da disciplina estruturada na organização do tempo escola e tempo comunidade, onde os estudantes apresentam um calendário letivo especifico. Assim acontecem as aproximações com o contexto da comunidade, traçando para além da apropriação do conteúdo, a compreensão das identidades de movimento e relações sócio culturais envolvidas nas práticas corporais. Essa perspectiva vive uma dinâmica de interação constante com as trajetórias de vidas e comunitárias, onde a formação também está envolvida pela expectativas daqueles que compartilham das mesmas realidades. Dessa forma, a prática pedagógica da educação física é despertada para romper fronteiras conteúdistas, adentrando em novos percursos formativos, os quais exigem processos críticos reflexivos e transformadores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID15848_TB3595_10082022235148.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEY SILVA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "SHIRLEY" "autor_email" => "shirley.nascimento@ifpa.e" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }